Defina skate
Skate é algo surreal que funciona como um catalizador de energia, uma terapia, uma forma de expressão, uma máquina de conservação da juventude e uma maneira elegante e estilosa de tacar o foda - se! Rsrs
Campeonatos de skate
Na real nunca curti campeonatos , pois todo aquele jogo regrado, a tensão e pressão envolvida é justamente o oposto do que o skate representa pra mim que é a liberdade. E outro problema dos campeonatos é que, alguém que vê de fora irá julgar o skatista como bom ou ruim, baseado apenas em resultado de competição, sem conhecer o rolê e o comprometimento da pessoa com o skate no dia a dia.
Mas admiro quem tem sangue frio de competir e se divertir sem ceder às pressões psicológicas e externas.
Por que skate?
O skate sempre me "assombrou" digamos assim, pois a primeira vez que vi skate e skatista foi quando era moleque e minha vó tava me levando na escola e trombamos 2 malucos de cabelos comprido estilo dogtown com seus skates, e essa imagem ficou na minha mente da rebeldia que aquilo representava , mesmo na época eu não entendendo esse significado. Depois mais pra frente convenci minha mãe a me dar um pranchão, mas nem tinha acesso a manobras e tals, ae mais pra frente apareceu uma galera que era conhecida como gangue dos Ratos e andavam e aos poucos fui colando com essa galera, mas foi só no fim do ensino médio que eu e um amigo descolamos um skate e começamos a comprar revistas e correr atrás de vídeos e aprender manobras, desde então entre paradas e retornos em 2016 voltei com tudo e comecei a definir meu estilo próprio. Resumindo, por que me permite ser quem eu sou.
Skate é estilo de vida?
Com certeza é estilo de vida e muito mais, pois além da atividade física que proporciona, também envolve arte, música, moda, estilo e comportamento, entre outras incontáveis coisas. E parafraseando um meme que vi outro dia: "Skate é um culto para adultos com síndrome de Peter Pan". Rsrs
Melhor coisa que o skate te trouxe? E a pior?
Melhor coisa: amigos, condicionamento físico, me afastou de idéias erradas e estilo de vida pouco saudável, válvula de escape, maneira de me expressar e um propósito de vida.
Pior coisa: Não consigo pensar em nada de negativo que o skate tenha me proporcionado , pois mesmo as lesões que é algo ruim e as discussões com os proprietários e seguranças dos picos, fazem parte do jogo.
O que fazer pelo skate?
Continuar andando, ter humildade, incentivar quem está iniciando ou querendo voltar e sempre apoiar de forma direta ou indireta a cena local e nacional.
Uma viagem que o skate te trouxe?
No sentido metafórico o skate por si só já é uma viagem, pois só o fato de você subir numa tábua com rodinhas e se deslocar como se estivesse flutuando, já é uma pira muito louca! Rs. Mas no sentido literal, as viagens que a gente fazia de excursão com a galera pra andar em Curitiba e cidades vizinhas são inesquecíveis. Tipo uma vez que fomos pra uma cidade próxima que tinham falado que ia rolar um campeonato e eu já fui tenso, mas quando chegamos lá por sorte nem teve campeonato nenhum e eu dei um rolé totalmente inspirado que chegou a travar as pernas de cãimbra! Rsrs
Família skateboard
Eu me sinto agraciado pela minha mãe e toda minha família me apoiarem, em especial minha companheira Vanusa, que além de todo incentivo, é fundamental na gravação dos meus vídeos. Além dos meus amigos, os quais mesmo adultos (na idade apenas rs) e com seus respectivos compromissos, ainda nos reunimos com frequência praquela sessão marota. E isso é uma das maiores riquezas que uma pessoa pode ter.
Skate ontem, hoje e amanhã.
Esse é o lema! Skate ontem, valorizando as raízes, as origens, e as gerações passadas pelo simples fato do skate existir e ser o que é.
Skate hoje sem desculpas pra não andar.
Skate amanhã e sempre, respeitando os próprios limites e sendo criativo, é possível andar e se divertir por muito tempo. E o apoio e incentivo às novas gerações pra manter a chama skateboard sempre acesa!