FOLCORE

Pin It

SKATE MUSIC NA VÊIA! 

Banda que surgiu em 2003 no Rio Grande do Norte, fundada pelo baixista e da Banda O SURTO Franklin Medeiros, que fez grande sucesso no início dos anos 2000 com a música A CERA (pirou o cabeção!). O Franklin além de baixista é também skatista desde meados dos anos 80, onde participou ativamente da cena Nordestina de skate como atleta entre os anos de 88 e 92, sendo Campeão estadual amador I de street e vertical.

  

A música e o skate se misturam em seu trabalho desde suas primeiras bandas quando tocava hardcore no "Brutal Brain" ainda nos anos 90. Logo após sua saída do Surto ele resolve se dedicar a fazer um som original que misturasse as coisas que mais gostava, o punk rock hardcore, o skate e a cultura nordestina. Daí surgiu o FOLCORE.

Com uma pegada em suas letras e melodias totalmente baseada no “coco embolada” e uma instrumental punk hardcore, o Folcore logo se destacou na cena potiguar, sendo convidado a tocar nos principais Festivais de música da região e nos bares e pubs que abriam espaço para música autoral. A temática nas letras tratavam de questões sociais e é claro o esporte, principalmente o skateboard.

Surge então a música OLLIE AIR, onde a sua letra cita inúmeras manobras de skate, toda cantada rimada como um repente nordestino e com uma instrumental diferenciada que logo se destacou entre os skatistas como uma das melhores músicas feitas por skatistas e pra skatistas curtirem nas sessões! O seu vídeo clip, foi feito no extinto half pipe do castelão, pico que foi tradicional em Natal e que fomentou muito o skateboard na época. Chegando inclusive a ser exibido na MTV. 

 

O FOLCORE influenciou diretamente o projeto de música eletrônica com rock chamado CHICO ANTRONIC EMBOLA DUB, também com a participação do Franklin nos vocais, e fizeram uma versão eletrônica pra música OLLIE AIR.

Franklin volta a morar no RN e com uma nova formação o FOLCORE lança outra música que fala só sobre skate, a SKATE KAMIKAZE!  A letra relata um sonho de um skatista detonando nas ruas e nas pistas e quando acorda descobre que pode realizar aquelas manobras sonhadas, pois no sonho nós temos as mesmas sensações que na vida real. Mantendo a tradição de usar o "coco embolada" e o punk hardcore como principais influências nas músicas.

 

Recentemente o Franklin fez o projeto SK8 BROTHERS onde continua dedicando seu trabalho ao nosso esporte e estilo de vida skateboard, lançando a música FAMÍLIA SK8 BROTHERS, onde relata os picos locais pra se andar na região e a importância da união no skate.

Hoje em dia além do envolvimento direto na música o Franklin é o atual presidente da APS – Associação potiguar de Skate. Onde realiza um trabalho voluntário de fomento ao skateboard no Rio Grande do Norte, no auxílio de construções de novas pistas e espaços para a prática do skate, como também palestras nas Escolas públicas e privadas (projeto Skate nas Escolas) onde leva e divulga o skate para o público infantil estimulando as crianças a se tornarem novos skatistas e a conhecerem melhor o esporte que tanto amamos.