Eduardo Yndyo Tassara

Pin It

Defina skate.


Defino com uma frase que eu criei e ficou exposta na amostra Deslize Surf & Skate realizada no Museu Mar(Museu Art do Rio, RJ) onde parte do meu acervo ficou exposto. “ Tudo que desliza, fascina e quando o deslizar pode ser controlado ,ai apaixona”. Assim são todos os tipos de boards... Logicamente o Skateboard.

Campeonatos de skate? Guara, 1º, 2º,3º......

Na verdade os campeonatos vieram bem antes dos conhecidos Brasileiros do Itaguará em 1978 e 1979 fazíamos campeonatos Regionais em rampas de madeira que movimentavam o clube Icc vinha skaters de toda região, somente com a construção do Bowl em 1981 pensamos em fazer algo maior, foi ai que nasceu o Primeiro Campeonato de Skate do Itaguara em 1982(só Bowl) com 60 inscritos com patrocínios que nada tinham a ver com o skate(Basf/caloi) , com o total sucesso e total apoio do ICC e sincronia da equipe Super dog fizemos mais 4 entre 1983 a 1987 (não fizemos em 86) este ultimo 1987 tínhamos mais de 450 inscrições em 4 modalidades (Bolw<banks<street<freestyle) e recém criada modalidade feminina no street, dezenas de patrocínios (Todos ligados ao Skate)eram eventos realizados simultaneamente Na cobertura de mídia tínhamos 4 revistas(Overall,Skatim,Yeah!,Vital Skate)além de um filme em VHS de 60 mim(Skate esporte Emoção que posteriormente vira a ser alugado em lojas de VHS) . Campeonatos do Icc deram um Norte ao skate Nacional ,lembrados ate hoje. A partir de 1999 aconteceu no Banks do icc o Lendas o skate foi até 2003 e depois Old School skate jam até dias de hoje.

Porque skate?

Como já citei a cima, o skate e um esporte fascinante pede equilíbrio e perseverança de raciocínio rápido e logico além de muito divertido .

Skate é estilo de vida?

Com Certeza, costumo dizer que da para reconhecer (mesmo nos dias de hoje) um skater de longe pela pelo jeito pela roupa e pela papo(mesmo os Posers... rsr) cada um no seu tempo... no anos 80s lançamos muita moda enquanto os surf curtia cabelos parafinados roupas de coloridas e desenhos de mar e flores e Reggae , os skaters iam totalmente no contra roupas pretas rasgadas camufladas camisetas ligadas a bandas cabelos espetados , desgranhados tatuagens, atitudes agressivas erámos Underground ligados ao Rock e ao Punk e conta o sistema... Isto sim era estilo de vida... infelizmente muito se perdeu.

Melhor coisa que skate te trouxe? E a pior?

Melhor? as amizades ,companheiros de vida toda. e perseverança para vencer as etapas da vida.
Pior ? A politica... nem precisa dizer nada...

O que fazer pelo skate? Além do seu acervo, que sem duvida, é o maior do Brasil.

Atualmente o skate cresce por si só... quanto ao acervo, tenho certeza que a parte documental o meu e maior mesmo, mas em se tratando de skates apesar de eu ter mais de 100 skates de 7 décadas e sei lá quantos shapes também varias décadas , existe no Brasil colecionadores com um maior acervo(skates).

Uma viagem que skate te trouxe?

Transcendental ou Física.... rsrs melhor falar da segunda né...rsrs foram varias, tive privilégio de andar de skate em muitos lugares com pessoas diferentes culturas diferentes isto trás um engrandecimento pessoal e conhecimento da vida. Ainda hoje e assim...Como já dizia um Sábio - “Na Universidade da vida a gente nunca de forma, sempre estamos aprendendo.”

Familia skateboard

Vixiii!! cada vez maior, somos todos irmão de board, seja onde for ,onde tiver skate não interessa a idade, se chegar logo e acolhido não tem mais “localismo” com redes sociais então tudo ficou mais fácil e mais pratico mais dinâmico Eu Faço session com mesmos caras de 35 anos atrás e com novatos de meses... e tudo família.

Skate ontem, hoje e amanhã.

Boa, Eu sou saudosista, acho que sem passado não existe futuro por isto eu faço trabalho de resgate com blog Skatecuriosidade.com do nosso glorioso e recente e importante passado, e quero passar para as nova geração que muita gente de esfolou (literalmente) para que o esporte esteja no nível de hoje, se hoje somos campeões mundiais de todas as modalidades, é que uma semente foi plantada lá atrás(sem passado não existe Futuro) , isto nunca deve ser esquecido...