Jair Borelli

Pin It

A paixão pelo skate se tornou mais forte qdo comecei a andar junto da galera do freestyle do parque Ibirapuera (Ibira Boys), assimilei aquele Lifestyle (treinos, roupas, musica e baladas) como tinha o histórico de fotografia do meu pai, pedi a câmera emprestada e além de andar de skate, a diversão ficou mais intensa pois comecei a tirar fotos nas sessions

Dessa forma, junto com o skate, comecei a levar a câmera na mochila ! Entre as sessions, comecei a gostar de captar o momento do ápice da manobra, buscando o melhor ângulo e claro o melhor momento. Com a fotografia tinha a real sensação de participar daquele momento mágico da manobra do skatista !

Como a galera era antenada e dominava o skate, começamos a fazer o street nas ladeiras do Sumaré e depois no Morumbi, e lá estava eu nessa pra andar e fotografar, sempre no real conceito da expressão “For Fun” !

Como o skate não tinha limites, também começamos a fazer sessions em pistas, banks, e half-pipes, nas poucas pistas da época encontrávamos os “Feras” e claro não perdia a oportunidade de fotografar também manobras no vertical

Foi dai que surgiu a oportunidade de iniciar pequenas matérias de skate para a Visual Esportivo, que proporcionou entre outras, 2 meses com a galera do Rio para registrar os picos, skaters e conhecer o Lifestyle dessa galera. Tudo regado a muuuitos filmes, revelação grátis e uma pequena ajuda de custo, a galera me ajudava na estadia, onde pude ficar em suas casas em vários bairros do Rio

Com a Editora TRIP, surgiu a Overall Skate Magazine e a demanda por matérias foi intensa, o skate deixava de ser um “Lifestyle Underground" e passou a “Bombar” nos anos 80s !
Vários campeonatos, visita dos skatistas mais Tops como Tony Alva e seus Daggers, Tony Hawk e Lance Mountain da Powell Peralta e claro Christian Hosoi, com seu estilo mais agressivo de andar associado ao seu visual, que nos inspirou ainda mais !

Assim como a boa rivalidade entre TransWorld e Trasher (EUA), tínhamos aqui no BR as revistas Overall e a Yeah, rivalidade de fazer o melhor mas sempre num clima de amigos !

Numa das sessions, levamos o Tony Alva pra fazer street na região da Av. Paulista, uma das sessions mais loucas e divertidas !!! Depois no campeonato de Guará, publicaram minhas fotos na TransWorld Skateboarding Magazine, numa matéria sobre o Brasil, escrita pelo Tony Alva e fotos selecionadas por J. Grant Brittain que me deu a assinatura da revista que devorávamos cada página, além de ver várias vzs ! Numa época que não tinha internet nem whatsapp, era uma estonteante fonte de tendências (manobras e lifestyle)