Skate é um esporte sim e é fácil provar isso!

Pin It

Por Marcelo Sanzoni

Esporte, atleta, treinamento, professor e assim em diante. Afinal, o skate é esporte ou não?

O que tenho a dizer é que, também é! Mas não! Com certeza não é seu principal ponto de existência. Não é por ser um esporte que ele conquista e cativa a todos que o praticam ou são entusiastas.

Segundo o dicionário de Oxford, a definição de esporte é:

“prática metódica, individual ou coletiva, de jogo ou qualquer atividade que demande exercício físico e destreza, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde e/ou competição; desporte, desporto.”

Então realmente o skate é um esporte, né? Não! Ele tem tudo isso, realmente, mas o que realmente temos de prestar atenção é nos porquês, por que você é viciado nele? Por que você milita por ele? Por que você vibra por ele? Por quê? Por quê? Por quê?

Porque antes dele ser um esporte, ele é realmente um estilo de vida, é algo que influencia em nossa forma de vestir, pensar, ver o mundo e muitas outras coisas. Eu sei que você ao ver um corrimão gigantesco num parque pensa “Caraca, será que alguém conseguiria descer ele inteiro?” Ou ao ver uma ladeira muito íngreme “Quem será que dá conta desta ladeira?” E até mesmo ao olhar para uma piscina comum e pensar “Se essa piscina fosse no formato gringo seria da hora para andar!” Sabendo disso, é só pensar: que esporte faz isso com as pessoas?

Algo que chamou muito a atenção das pessoas nas Olimpíadas foi ver uma skatista errar a manobra e começar a chorar, mas não o fato de chorar que chamou a atenção, mas o que veio depois disso, pois em qualquer outro esporte, qualquer um mesmo, os outros competidores iriam olhar e respeitosamente dar o espaço para a pessoa se recompor. Mas, e no skate? As meninas invadiram a pista e levantaram ela como se ela fosse uma heroína! Para o mundo isso foi incrível, mas para nós foi mais um dia num rolê de skate.

Então, você ainda tem coragem de dizer que skate é só um esporte? Porque definitivamente, o skate está muito acima disto. Ele é uma ferramenta de mudança, que influi na sua vida e possibilita influenciar nas dos outros e até educar! Mas se você enxerga ele apenas como um esporte é porque você só está olhando para aquele pedaço de madeira com rodinhas e não para todo seu entorno que é muito maior!

Resumindo, não é errado chamar o skate de esporte ou o skatista de atleta. O errado mesmo é achar que o skate se limita a isto apenas, pois ele é muito maior. Ele é gigante e incontrolável! Um estilo de vida quase que místico, que se não mudou sua vida, talvez seja porque você continua a olhar só para este pedaço de madeira. Comece a olhar para o que está agregado em volta deste objeto inanimado!

 


Marcelo Sanzoni 

Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!.