SLS Brasília Takeover apresentado pelo Banco do Brasil reúne estrelas do skate internacional na Esplanada dos Ministérios
Evento reuniu mais de 20 mil pessoas no fim de semana. Rayssa Leal não decepcionou os fãs e foi a grande campeã do feminino. No masculino a emoção foi em dose dupla: além de vencer o campeonato, Felipe Gustavo realizou, na pista, o chá revelação de seu primeiro filho.
![]() |
Rayssa Leal e Felipe Gustavo, os campeões do SLS Brasíla Takeover |
O domingo, 13 de julho, foi especial para os fãs do skateboarding em Brasília. A primeira edição SLS Brasília Takeover apresentado pelo Banco do Brasil trouxe o SLS Championship Tour no novo formato de competição, o Spot Takeover. Foram 25 competidores, sendo 10 skatistas no Wildcard Jam e 15 no SLS Takeover. Com um público superior a 20 mil pessoas, a arena recebeu astros internacionais do esporte, como Rayssa Leal que levou o título feminino. Competindo em casa, Felipe Gustavo foi vencedor da categoria masculina, levando de virada após realizar uma manobra que lhe rendeu nota 9,4.
A etapa das meninas foi formada por seis skatistas: Rayssa Leal, Gabriela Mazetto, Marina Gabriela e a filipina Margielyn Didal - além da vencedora do ranking SLS Select Series 2024, Duda Ribeiro, e a vencedora da etapa de Brasília do Circuito Banco do Brasil de skate street, que aconteceu um dia antes da final, Isabelly Avila. Confirmando seu favoritismo, Rayssa Leal mostrou a que veio logo na primeira bateria, quando executou uma manobra perfeita e já ocupou a primeira colocação - ficando ali até a última manobra. A skatista, que arrancou gritos animados dos fãs, terminou a competição com folga ao marcar 21,8 pontos.
“Nada muda. O frio na barriga, o nervosismo. Então, eu fiquei muito feliz com mais um troféu. Eu estava muito leve na pista, queria tentar algumas coisas novas. A gente, obviamente, tem uma estratégia. Mas queria trazer coisas novas para o campeonato. Fiquei muito feliz de ter acertado”, contou a braba.
A segunda posição foi disputada ponto a ponto, em cada bateria, entre a novata e campeã do SLS Select Series 2024, Duda Ribeiro, e a veterana skatista da seleção brasileira, Gabriela Mazetto, que acabou levando a melhor. Gabriela terminou a competição com 14 pontos, enquanto Duda fechou o dia com nota 13,7.
O masculino contou com nove skatistas, Felipe Gustavo, Giovanni Vianna, Luan Oliveira, Filipe Mota, Lucas Rabelo, o californiano Dominick Walker, Ivan Monteiro, campeão do SLS Select do Series 2024, e os dois primeiros colocados do Wildcard Jam que antecedeu a grande final, Gabryel Aguilar e Matheus Mendes.
Após uma disputa acirrada, Felipe Gustavo consagrou-se campeão somando 27,1 pontos, ficando apenas um décimo à frente do segundo colocado, Giovanni Vianna – que conquistou 27,0. O terceiro colocado, com 24,8 pontos, foi Gabryel Aguilar.
Para Felipe Gustavo, a emoção foi em dobro. Neste novo formato, Spot Takeover, composta por sete tentativas, somente as três melhores notas são computadas para o resultado final. Ele, que estava em quarto lugar em sua sexta tentativa, conseguiu virar o jogo com a manobra "Nollie Flip FS Nose Slide", conquistando a nota de 9,4, que precisa para alcançar o primeiro lugar na competição.
“Não tenho palavras para descrever como me sinto, mas sei que Deus tem um plano para cada um de nós, e estou muito feliz por poder vivenciar isso na minha cidade natal. Fico grato por saber que tantas pessoas acompanham e torcem pela minha carreira, e sinto que isso é apenas o começo do que está por vir. Espero ver o Brasil no topo e que essa vitória sirva de inspiração para a nova geração”, declarou o campeão.
Além da vitória na cidade natal, o skatista aproveitou a oportunidade para dividir com os fãs um momento especial e realizar, na pista, o chá revelação de seu primeiro filho. Ele e a esposa, Camilla Macedo, viram os balões rosa ganharem os céus da capital e descobriram que esperam uma menina.
Pista lembra a arquitetura de Brasília e desafia skatistas
A pista homenageou a arquitetura de Brasília, trazendo ícones da cidade, como os prédios do Congresso Nacional e as linhas que marcam a obra de Oscar Niemeyer. O grau de dificuldade era elevado e os nine club, aqueles que conseguem pontuação igual ou superior a nove, tiveram que se esforçar para alcançar o resultado. Os únicos skatistas que fizeram parte do seleto grupo foram os dois primeiros colocados do masculino: Felipe Gustavo e Giovanni Vianna.
A primeira edição do SLS Brasília apresentado pelo Banco do Brasil reuniu mais de 20 mil pessoas no fim de semana, na arena montada na Esplanada dos Ministérios, um dos maiores cartões postais do Brasil.
O Circuito Banco do Brasil de Skate Street apresenta SLS Select Series tem patrocínios de Heineken 0.0, Monster Energy Drink e apoio institucional da Secretaria de Turismo do Distrito Federal e Governo Federal.
O SLS Brasília Takeover apresentado pelo Banco do Brasil conta com patrocínios de Stake, Monster Energy Drink, Dios Azúl Tequila, 10X Health, Tech Deck, Heineken 0.0; apoio de New Era e True Skate; e apoio institucional da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Governo Federal e realização AEESB. JCDecaux e Shopping Conjunto Nacional são os parceiros de mídia oficiais.
Para outras notícias da Street League Skateboarding, incluindo atualizações, informações de transmissão e muito mais, acesse www.streetleague.com. Siga a SLS no Instagram e Facebook. Conheça também o Instagram da SLS Brasil.
Sobre a SLS:
A maior liga de skate internacional, fundada pelo skatista profissional Rob Dyrdek em 2010, a Street League Skateboarding (SLS) é a casa do skate internacional profissional, o lugar onde os melhores atletas da modalidade street se reúnem em busca do título. Pioneiros em competição de skate de rua e com a maior e mais engajada comunidade global do esporte. De etapas internacionais a eventos nacionais, a liga conecta o mundo através do skate, dentro e fora das pistas. Em 2025, a SLS traz a Championship Tour em 3 formatos de competição: eventos de rua, com Spot Takeover (ocupação de um pico - local público - para a prática do skate ou construção de um novo pico, com competição em manobras únicas), eventos em arena, com Arena Major, confirmados para Miami e Paris (formato tradicional SLS dentro de uma arena, com competição em voltas e manobras únicas) e o Super Crown, última parada do tour mundial, com consagração dos campeões mundiais, em competição com voltas e manobras únicas, e quarto ano consecutivo no país.
Sobre a SLS Select Series:
O Select Series é uma etapa classificatória que proporciona a entrada de grandes nomes do skate de rua no circuito da maior liga de skate street e que pode levá-los à grande final do Championship Tour. Trata-se de um evento que reúne os melhores atletas jovens da categoria em busca de ascensão e prestígio na maior liga de street da atualidade. Além da competição, o Select Series representa uma grande oportunidade para que novos talentos comecem suas carreiras na cena do skate internacional. Uma experiência única que promove a formação de novos ídolos e atletas olímpicos. Pelo terceiro ano consecutivo, o SLS Select Series será realizado de forma independente no Brasil.