Por Marcelo Sanzoni

Quantas vezes você já se atrasou para sair pensando, “o que vou vestir para a sessão?” Realmente muita coisa deve ser levada em conta nessa hora; vamos para algumas dicas.

Dica 1: Veste o que você quiser caral#@!!! Essa história de que isso é ou não é roupa de skatista, ou skatista deve se portar assim ou assado, deve ouvir isso ou aquilo, é de fod#%!

Sim, se você tinha essa dúvida, esse texto foi feito por encomenda para você. Sempre que se deparar com alguém em vídeo ou texto explicando como se vestir ou se portar, porque é assim que um skatista deve fazer, foge! Porque skate é liberdade, skate é muito mais do que querer ser ou parecer algo que você não é.  Se você não consegue ser você mesmo andando de skate, por favor, pare de andar ou comece a se comportar da forma que deixe você à vontade, mas não fique dependendo da aprovação de terceiros.

Igual à brincadeira do flip na base: no começo era uma brincadeira, que acabou tomando proporção para se tornar até uma ofensa na pista (Sim, eu já me deparei com uma discussão que terminou com a frase - “Você nem tem o flip na base, como fala que é skatista?”). Cara, existem skatistas profissionais que não têm o flip na base! Talvez porque esta não seja uma “brisa” dele. Você manda flip se quiser! E isso vale para qualquer manobra!

Assim como o lance do longboard: ninguém nunca vai me convencer de que não é skate. Esse negócio de ficar falando mal da modalidade ou de seus praticantes é uma das coisas mais idiotas da cena, pois conheço longboarders que andam mais do que muita gente nas ruas ou nas pistas.

Então a mensagem é: PARE DE TENTAR SER O QUE VOCÊ NÃO É! Skate não é isso! Ama o skate? Quer andar? Ande e vai ser feliz. Se alguém não gostar de suas roupas ou do seu jeito falando que isso não é coisa de skatista, deixe falar, porque não existe um manual específico do skatista. Seguir regrinhas básicas de vestuário sem se preocupar com a essência do skate é a maior besteira que um skatista pode fazer em sua vida.

Resumindo, não estou dizendo que você pode ser um babaca e todos vão ter que aceitar, mas estou dizendo para que seja você mesmo e lembre sempre da essência do esporte. Lembre-se da União, da Liberdade, Humildade e da Evolução. São algumas das essências que podem transformar qualquer skatista em uma pessoa melhor e evitar de passar vergonha cagan#@ regra no rolê. #eusouskatista


Marcelo Sanzoni 

Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!.