Bandas que usam skate em seus videos – Parte 1

Pin It

Todos nós sabemos que o skateboarding gera uma receita de mercado milionário pelo mundo afora. Em peças, roupas, calçados, vídeos e por que não, música?
Muitas bandas, aproveitando a popularidade que o skate tem, utilizam cenas de skatistas em seus vídeos, sem necessariamente fazerem parte deste segmento. Lógico que algumas outras, mesmo não sendo do meio, possuem determinada identidade com o skatista, principalmente em comportamento.

Pesquisando, consegui encontrar uma série de vídeos onde de certa forma o skate foi empregado. Seja numa participação estratégica, ou até mesmo como uma forma de se identificar com o publico que a música está tentando atingir.

 

Tom Petty – Free Fallin: O ano era 1988, auge da segunda ascensão do skate no mundo. Nada mais propício do que por skatistas num vídeo para promovê-lo!  
 
INXS – Devil Inside: No segundo 12”, aparecem skatistas  de forma rápida. Outra forma de se promover quando o skate estava em alta. Até a capa do disco, Kick, de 1988, tinha um skate com o shape Psycho Stick, da Vision!  
 
DEVO – Freedom of Choice: DEVO sempre foi muito bem aceito pelos skatistas. Apesar de eles serem da primeira metade dos anos 70, o auge do DEVO faz parte da New Wave, período onde o skate começava a se destacar novamente, rumo ao boom dos anos 80.  
 
OPM – Heavn is a Half Pipe: Prova concreta de oportunismo pela popularidade do skateboard.
O OPM é uma banda que surgiu no embalo que o Sublime, Smash Mouth e Sugar Ray fizeram no final dos anos 90, bandas que empregavam o lifestyle californiano da época,  com surf, skate, hip hop , festas e muito sol.
 
 
Rancid – Hyena: Rancid tem uma forte ligação com o skate dos anos 90. Alias, todas as bandas da Epitath Records, como Bad Religion e Pennywise, por exemplo. No vídeo , tem uma mini session de street, que apesar de ser um pouco estratégica em questões comerciais, cria bastante identidade com o publico que o Rancid queria atingir.  
 

 

Provavelmente algum de vocês sentiu falta de mais algumas bandas, mas certamente elas estarão na segunda parte desta matéria. E se não estiverem, sejam bem vindos para opinar!
Um abraço!