Serve para substituir a fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo e da chumaceira por uma fricção de rolamento. Compreende os chamados corpos rolantes, como bolas, rodízios, etc. Os anéis que constituem os trilhos de roladura e a caixa interposta entre os anéis. Todos estes elementos são de aço combinado com crómio e as suas dimensões estão submetidas a um sistema de normalização.
ABEC:
ABEC não é uma marca. ABEC quer dizer Annular Bearing Engineerring Committee (Comitê de Engenharia de Rolamentos Anulares), ABEC é a sigla internacional de classificação de rolamentos, quanto a precisão, da American Bearing Manufacturers Association (ABMA). Os rolamentos são classificados utilizando um número ímpar de 1 a 15, quanto maior o número, maior a precisão do rolamento fabricado. Rolamentos fabricados dentro dos padrões mais rigorosos de tolerância fornecem maior precisão do eixo de rotação e contribuem para uma maior capacidade de velocidade. No entanto, a classificação ABEC não precisa muitos outros fatores críticos, como a lisura do contato com superfícies do rolamento, esferas, e material de qualidade. A denominação ABEC, é amplamente difundida entre os skatistas e patinadores.
Não há materiais exigidos nas séries ABEC. A especificação ABEC refere-se apenas a exatidão e precisão. Rolamentos que não correspondam a pelo menos ABEC 1 não são rolamentos de precisão. As classes de precisão ABEC ISO são usadas para rolamentos de toda a indústria.
A escala é projetada para permitir o usuário a tomar uma decisão informada sobre o tipo de rolamento que esta comprando. Rolamentos de alta nominal são destinados a aplicações de precisão como instrumentos de aeronaves ou equipamentos cirúrgicos. As qualidades inferiores destinam-se à maioria das aplicações, tais como veículos, passatempos mecânica, patins, skate, pesca, bobinas e máquinas industriais. Rolamentos de alta precisão não caracterizam maior velocidade, no entanto permitem aos respectivos equipamentos operarem em sua velocidade com eficiência.
O padrão ISO equivalente é o padrão ISO 492.
LIMPEZA DOS ROLAMENTOS
Desde os primórdios do skate muito mudou na limpeza dos rolamentos. Antigamente as rodas não usavam rolamentos, elas já vinham com trilhos (racers) onde se colocavam as bilhas (balls), essas eram mantidas no lugar pela trava do truck e pela porca que apertava a roda. E eram lubrificadas com pó de grafite.
A medida que os rolamentos foram sendo usados no skate muito mudou na sua limpeza, pois são equipamentos de uma precisão maior e que requerem maior cuidado, tanto para a qualidade do seu role, e sua durabilidade quanto a sua segurança.
Existem hoje alguns tipos de manutenção ou limpeza de rolamentos, que vão desde a manutenção do dia a dia até a desmontagem completa do seu rolamento. Os rolamentos hoje em dia são avançados equipamentos com materiais de última tecnologia e "folgas" ou tolerâncias minúsculas entre suas partes móveis.
Manter o interior deles limpos e lubrificados ajuda a evitar danos e oxidação (ferrugem) dessas partes. Se você seguir os passos indicados a seguir seus rolamentos durarão muito mais.
Espaçadores SEMPRE:
O uso de espaçadores aumenta em muito a vida dos rolamentos por diminuir algumas das forças a qual o rolamento é submetido e estabilizar seu funcionamento.
Manutenção diária:
Sempre que der seu role, ao voltar para casa e antes de guardar seu longboard, passe um pano ligeiramente umedecido com o lubrificante que você usa no seu rolamento (é um pano quase seco mesmo) só para remover as sujeiras e poeiras da roda e do rolamento, evitando uma futura migração dessa sujeira para dentro do seu rolamento. Esse cuidado não é só bom para o seu rolamento, mas propicia um conhecimento melhor do seu equipamento, analisando suas condições livre de sujeiras.
Lubrificação direta:
Manter o rolamento lubrificado sem excessos é recomendado em caso de uso prolongado sem problemas.
Existem alguns lubrificantes (principalmente de componentes eletrônicos) que vem acompanhados de uma agulha similar às de médico que permitem a mais eficaz aplicação do lubrificante diretamente dentro do rolamento sem causar dano ao escudo.
Muitas vezes pode-se sentir uma mudança de comportamento no seu rolamento, um barulho ou uma trepidação que não existia. Uma lubrificação visando sanar esse problema não é aconselhável e pode piorar a situação.
Lubrificantes recomendáveis:
Bones Speed Cream; Skanunu; Tri-Flow; Oust; Khiro Nitro Speed Oil.
NUNCA USE WD-40 OU SIMILARES E GRAXA PARA LUBRIFICAR SEUS ROLAMENTOS!!!
Apesar de não ser a aplicação mais recomendada, uma gota de lubrificante por fora do rolamento ou por dentro da roda se o seu rolamento não tem escudo do lado de dentro pode manter o seu rolamento lubrificado ao longo do tempo. Mas cuidado deve ser tomado em relação ao excesso de lubrificante que pode acabar atraindo mais sujeira ou vazar para fora da roda. Um macete muito usado é transferir esse lubrificante por um outro material como uma ponta de um clip, imergindo o clip no lubrificante e transportando essa "meia-gota" que agarra ao clip diretamente no rolamento.
Alguns rolamentos com escudos de metal encaixado diretamente (sem o anel de retenção) não permitem sua abertura, e neles essa é a única manutenção possível.
Limpeza Simples:
ESSE PROCESSO É MANDATÓRIO IMEDIATAMENTE APÓS PRATICAR NA CHUVA!!!
Na limpeza simples é feita através dos seguintes passos, eles podem mudar um pouco com produtos ou técnicas diferentes:
- Remoção dos rolamentos das rodas (é recomendável limpar sempre o jogo inteiro de rolamentos junto):
Remover os rolamentos das rodas é muito simples, após a tirar as rodas do eixo ele pode ser feito com uma chave de fenda, uma ferramenta específica como a Reflex:
(chave).
- Ou mesmo em uma prensa de rolamentos. O que não é recomendável é usar o eixo do truck (que usamos muitas vezes na montagem) pois isso pode danificar a rosca do eixo.
2) Remoção dos escudos:
Existem 2 tipos de escudos removíveis, os de metal e os de metal revestidos com borracha. O vídeo abaixo indica a correta forma de remoção de todos eles:
3) Limpeza dos rolamentos e escudos:
Existem alguns métodos de remoção das sujeiras dos rolamentos. Todos eles são de base líquida, e requerem algum recipiente. Os recipientes mais recomendados são os kits disponíveis a venda ou um kit similar feito-em-casa.
Limpe seu rolamento com o produto menos agressivos a sua saúde e ao meio ambiente, e que seja capaz de dissolver óleo, graxa e sujeira de superfícies metálicas, plásticas e emborrachadas que você conseguir. Desengordurantes de base cítrica são a melhor opção para a ecologia, funcionam mas deixam uma leve camada de resíduo oleoso. Solventes são perigosos para a saúde mas geralmente proporcionam uma solução melhor para rolamentos extremamente sujos, se os usar o faça em ambiente aberto e arejado com proteção (máscara e luvas).
Tipos de solventes possíveis: Alcool Isopropílico (puro ou quase puro - os do mercado são normalmente 10% puros; Gumout - limpador de carburador; Acetona (de casa de ferragem), não encontrando esses pode-se usar Thinner de tinta ou laquê, mas estes deixam um resíduo oleoso.
Em relação aos desengordurantes de base cítrica com D-Limoneno ou Terpene contidos no óleo de laranja, no Brasil existe um fabricante conhecido com produto nacinal dentro do desejado, é a Finneli com o desengraxante D90, que é especificamente recomendado para rolamentos.
Nenhum Veja Desengordurante (mesmo os que contém laranja) são de base cítrica. Segundo o próprio fabricante eles possuem apenas uma “pequena quantidade de D-Limoneno na sua FRAGRANCIA”. Mas qualquer desengordurante de "cozinha" ou de "serviço pesado domestico" é mais seguro que os a base de petróleo.
Que também demonstra com clareza os passos abaixo.
4) Lavagem dos rolamentos e escudos para retirar o excesso do material usado na limpeza (lembre de lavar os escudos!): Esse item e a sequência imediata de secagem e lubrificação são MUITO importantes.
5) Secagem dos rolamentos e escudos;
CUIDADO OS ROLAMENTOS SECOS RODAM MAIS RÁPIDOS QUEM OS RECÉM LUBRIFICADOS, ISSO É NORMAL. NÃO APLICAR LUBRIFICANTE VAI FAZER O SEU ROLAMENTO OXIDAR COM EXTREMA RAPIDEZ E É INSEGURO AO SEU ROLÉ.
6) Re-aplicação do lubrificante (lembre-se de reaplicar um pouco de lub nos escudos, pode ser a "sobra no dedo" para evitar oxidação);
7) Fechamento do rolamento;
8) Montagem do rolamento;
9) Recolocação dos Rolamentos nas rodas;
LEMBRE-SE DE LIMPAR E SECAR AS RODAS ANTES DE RECOLOCAR OS ROLAMENTOS!!!
Limpeza Completa:
A limpeza completa é similar a simples a única diferença é que na desmontagem se remove as rodas e a "coroa" que mantém elas no lugar.
O que uma limpeza simples não conseguiu fazer pelos seus rolamentos é muito improvável que uma limpeza completa consiga resolver.
Finalizando
Mantenha os seus rolamentos (e o resto do seu equipo) bem, isso traz um bom retorno no seu investimento. Muitos problemas nos rolamentos, principalmente ferrugem ou danos nas bolas e anéis podem ser finais e impossíveis de consertados com uma limpeza. Nesses casos só a troca do rolamento resolverá o problema.