Os primeiros eixos foram originários de patins, que eram muito estreitos e fracos para skate. Nesta época os eixos vinham com uma incrível variedade de furos de montagem na base, o que dificultava ainda mais o seu uso genérico.
Em 1975 surge o Tracker Trucks, um eixo feito especialmente para skate que, com sua geometria que possibilitava curvas mais estáveis e a base de 4 furos, viria a revolucionar todo o esporte.
O desenho dos eixos permaneceu o mesmo desde então, com apenas algumas mudanças, muitas delas, na tentativa de aliviar peso, não funcionaram, como o uso de bases de plástico e nylon.
Outras apenas aperfeiçoaram o desenho, como por exemplo os furos das bases que tiveram a posição da frente recuada devido ao Nose e Tail Slides, manobras que estavam sendo desenvolvidas no começo dos anos 90, em que os parafusos dianteiros eram esmerilhados devido ao contato com a borda durante a execução destas manobras.
Outro ponto que evoluiu nos trucks foram os eixos onde as rodas se prendem, que a principio eram simplesmente embutidos e que passaram a ter pegas especiais para evitar que se soltassem com o uso.
Além das partes de metal, os eixos possuem algumas peças feitas de uretano. São elas o Pivot Bushing (Buchas) que ficam no local onde o eixo faz contato com a base, e os Bushings (Amortecedores) que são responsáveis pela regulagem dos eixos, que podem ser bem duros e apertados, tornando-se assim o jogo do eixo bem rígido sendo recomendado para quando a velocidade do skate é alta, como no Downhill e Half Pipes, ou ainda mais podem ser mais macios e ter uma regulagem mais folgada, fazendo com que os eixos fiquem mais soltos e por consequência façam curvas mais facilmente, sendo este tipo de regulagem muito usado no Street.
Na escolha de trucks o que deve contar mais é a modalidade em que estes serão utilizados:
eixos largos são recomendados para velocidade, pistas e half pipes,
os mais estreitos têm o seu uso direcionado para o street, pois a pouca largura facilita as manobras rotativas e de flips. Atualmente existem cerca de 20 marcas de eixos no mercado, todas apresentadas em várias larguras, e que podem ser facilmente encontrados nas skate shops.
O tamanho do truck irá varia bastante conforme o tamanho do shape.
Algumas variações de trucks:
LARGURA:
129mm – para shapes de 7″ a 7.75″
133mm – para shapes de 7.5″ a 7.81″
136mm – para shapes de 7.75″ a 8″
139mm – para shapes 7.75″ a 8.25″
146mm – para shapes de 8″ a 8.5″
149mm – para shapes de 8.125″ a 8.75″
160mm – para shapes old school
175mm – para shapes old school
180mm – para shapes de longboard e old school
ALTURA:
Baixo: Proporciona mais estabilidade para manobras.
Normal: Bom para qualquer modalidade tanto rua quanto skatepark
Alto: ideal para quem gosta de andar com o truck mais solto ou para a prática de longboard, carve e slalom. Um truck mais alto evita de encostar a roda no shape ao efetuar as curvas.
Atualmente existem trucks específicos para as mais diversas modalidades, como os GOG para Slalom e os trucks de precisão como o RONIN, AERA e outros, que possibilitam velocidades altas. E também existem alguns trucks com designs “inovadores”, como os “simuladores de surf”, mas isso já é outra historia.
Texto escrito para:
Site da Nescau, 2000
Cesinha Chaves