MARCO DIVISOR NA HISTÓRIA DO SKATE GAÚCHO
Alexandre Fornari
Isso mesmo, meus amigos do skateboard Brasil.
Considero que a construção da pista de skate do Marinha do Brasil foi um valioso marco divisor na história do skate pelos pagos do Sul. Grandes mudanças ocorreram após sua inauguração e mesmo antes disso.
Para falar no antes, temos que voltar um pouco no tempo. Rever tudo que se conhecia em termos de skate ainda sob influência dos anos de 1974 e 1975. No período que o skate aqui na capital dos gaúchos era somente modesto, nas lombas (ladeiras) desta metrópole. Tudo ainda era envolvido nas essências emanadas das revistas Skateborder, e fotos em P&B dos audazes skatistas do dogtown californiano e tal. Estilos que ainda misturavam surf e skate no asfalto, no qual a rapaziada buscava reproduzir o verdadeiro surf style .
Um tempo este que o skate era proibido, caso de polícia. Segundo rótulos da ordem vigente, andar de skate em via pública considerava sobre olhares da DOPS – (Delegacias de Ordem Política e Social ), como atentado à ordem pública. Para a época, se reunir em via urbana para fazer algo não autorizado era CRIME!
Mas algo, sinalizava com boatos que logo, Porto Alegre, teria uma pista pública e bem em meados dos anos 1977, a construção de um novo parque foi anunciada e sua maquete foi exposta na entrada da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Notícia esta, que alegrou a uma fatia de skatistas que naquele momento não passavam de um punhado de praticantes.
Foi assim que em dezembro de 1978, foi inaugurado o "Monstro de Concreto” em formato de Snake (Banks Slalon) e um Bowl. Com isso, anunciava-se ali a todos que o skate local e até mesmo Brasil iria sofrer uma grande mudança.
Mudança essa que estávamos migrando das Lombas e rampas de madeiras improvisadas, para transições de concreto, acinzentadas e maravilhosas.
Skate em uma enorme pista, sem pagar nada....
A Pista do Marinha, protagonizaria um palco para grandes competições, não só na nova modalidade inédita até então como a do Banks slalom, como no seu enorme Bowl, com as competições de vertical.
Ocorreu nos anos de 1979, a primeira prova de slalom em paredes com o Campeonato Municipal de Pista em abril deste ano e mais tarde, em setembro o Circuito Brasileiro, o Hering de Skate .
Estava oficialmente batizado a Pista de Skate do Parque Marinha do Brasil, de Porto Alegre, o vulgo “Marinha”.
O Marinha este, que modificou muito a forma de andar e de se comportar....
Não podemos esquecer que mesmo para o ano de 1979, ainda vivíamos sob um regime um tanto autoritário. A pista do Marinha foi cercada por uma tela, com um portão de acesso e bem vigiado pela polícia militar na época.
Tudo sob controle, mas não por muito tempo.
Os anos 1980 anunciavam mudanças...
Mas esse é outro capítulo dessa história.