Pista de skate do Parque Marinha do Brasil em Porto Alegre

Pin It

MARCO DIVISOR NA HISTÓRIA DO SKATE GAÚCHO

Alexandre Fornari

Isso mesmo, meus amigos do skateboard Brasil.

Vista aérea atualVista aérea atualConsidero que a construção da pista de skate do Marinha do Brasil foi um valioso marco divisor na história do skate pelos pagos do Sul. Grandes mudanças ocorreram após sua inauguração e mesmo antes disso.

Para falar no antes, temos que voltar um pouco no tempo. Rever tudo que se conhecia em termos de skate ainda sob influência dos anos de 1974 e 1975. No período que o skate aqui na capital dos gaúchos era somente modesto, nas lombas (ladeiras) desta metrópole. Tudo ainda era envolvido nas essências emanadas das revistas Skateborder, e fotos em P&B dos audazes skatistas do dogtown californiano e tal. Estilos que ainda misturavam surf e skate no asfalto, no qual a rapaziada buscava reproduzir o verdadeiro surf style .

Um tempo este que o skate era proibido, caso de polícia. Segundo rótulos da ordem vigente, andar de skate em via pública considerava sobre olhares da DOPS – (Delegacias de Ordem Política e Social ), como atentado à ordem pública. Para a época, se reunir em via urbana para fazer algo não autorizado era CRIME!

Marinha em  fins de 1977  o Monstro ainda não concretado, moldado na areia.  Bem no centro da foto aérea, próximo das canchas já concretadas  Pode ser a certidão de nascimento. Um sonho da pioneira geração do skate aqui do Rio Grande do SUL.  Marco divisor, do que se tinha do skate de lombas (ladeiras) da capital gaúcha, para o advento ConcretoMarinha em fins de 1977 o Monstro ainda não concretado, moldado na areia. Bem no centro da foto aérea, próximo das canchas já concretadas Pode ser a certidão de nascimento. Um sonho da pioneira geração do skate aqui do Rio Grande do SUL. Marco divisor, do que se tinha do skate de lombas (ladeiras) da capital gaúcha, para o advento Concreto Marinha em capa do Jornal Folha da tarde em dezembro de 1978Marinha em capa do Jornal Folha da tarde em dezembro de 1978 Pode ser a certidão do nascimento, mas sempre tem por aqui o bate boca. 11 ou 12 de Dezembro de 1978 (coisas dos velhos gagas)Pode ser a certidão do nascimento, mas sempre tem por aqui o bate boca. 11 ou 12 de Dezembro de 1978 (coisas dos velhos gagas) Concretagem da parte inicial do SNAKE , meados de 1978Concretagem da parte inicial do SNAKE , meados de 1978 Ferragens da parte do meio do Snake do Marinha, mais tarde receberia o apelido de Ferragens da parte do meio do Snake do Marinha, mais tarde receberia o apelido de Coletes numerado, algo que simbolizou o Primero campeonato da Pista do Marinha do Brasil, em abril de 1979. O Municipal de Pista. Colete  de Alexandre  FORNARI, número  35 . Tradição  da famíliaColetes numerado, algo que simbolizou o Primero campeonato da Pista do Marinha do Brasil, em abril de 1979. O Municipal de Pista. Colete de Alexandre FORNARI, número 35 . Tradição da família Camiseta do Hering. A moda era tirar as mangas, estilo bem irreverente dos skatistas da épocaCamiseta do Hering. A moda era tirar as mangas, estilo bem irreverente dos skatistas da época

Mas algo, sinalizava com boatos que logo, Porto Alegre, teria uma pista pública e bem em meados dos anos 1977, a construção de um novo parque foi anunciada e sua maquete foi exposta na entrada da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Notícia esta, que alegrou a uma fatia de skatistas que naquele momento não passavam de um punhado de praticantes.
Foi assim que em dezembro de 1978, foi inaugurado  o "Monstro de Concreto” em formato de Snake (Banks Slalon) e um Bowl. Com isso, anunciava-se ali a todos que o skate local e até mesmo Brasil iria sofrer uma grande mudança.

Lombas, berço do skate dos anos 70. Aqui a dupla em catamarãs na Hidráulica do Menino Deus em POA  Lombas, berço do skate dos anos 70. Aqui a dupla em catamarãs na Hidráulica do Menino Deus em POA Alexandre Torrano, um dos skatistas pioneiros e desenhista que frequentava a conhecidíssima lomba da Hidráulica (local berço do skate RS - 1974), em Porto Alergre, já imaginava o Marinha em seus trabalhos. Aqui uma visão dele, no que seria o MArinha e o Banks Slalon , anos mais tarde. O próprios Torrano, forneceu revistas (SkateBoarder) para a equipe de engenharia, envolvida no projeto da pista. Claro, que ele nunca mais viu as rtevistas de volta, mas voltou o monstro de concreto.   Aqui, Alexandre Torrano Alexandre Torrano, um dos skatistas pioneiros e desenhista que frequentava a conhecidíssima lomba da Hidráulica (local berço do skate RS - 1974), em Porto Alergre, já imaginava o Marinha em seus trabalhos. Aqui uma visão dele, no que seria o MArinha e o Banks Slalon , anos mais tarde. O próprios Torrano, forneceu revistas (SkateBoarder) para a equipe de engenharia, envolvida no projeto da pista. Claro, que ele nunca mais viu as rtevistas de volta, mas voltou o monstro de concreto. Aqui, Alexandre Torrano O velho estilo do Surf no asfalto, caracteriza o skate antes do advento Marinha do Brasil  ( Foto , Claudio Gotan e Henrique BRANKA ) Lomba da Hidráulica, em 1975O velho estilo do Surf no asfalto, caracteriza o skate antes do advento Marinha do Brasil ( Foto , Claudio Gotan e Henrique BRANKA ) Lomba da Hidráulica, em 1975 Dois dias antes da inauguração, eu mesmo não conseguia espera mais para estrear como um todo. A pista pronta era uma tentação dos DEUSES.  Foto (Alexandre fornari) Obs. Nota se as telas de proteção....fruto da ideologia que skate ainda era crime no final dos anos 70Dois dias antes da inauguração, eu mesmo não conseguia espera mais para estrear como um todo. A pista pronta era uma tentação dos DEUSES. Foto (Alexandre fornari) Obs. Nota se as telas de proteção....fruto da ideologia que skate ainda era crime no final dos anos 70 Bowl do Marinha, monstruoso e perigoso, já para os anos iniciais. Na foto João Bowl do Marinha, monstruoso e perigoso, já para os anos iniciais. Na foto João Primeira prova de Banks Slalon, em Abril de 1979. Na foto Paulo SeftonPrimeira prova de Banks Slalon, em Abril de 1979. Na foto Paulo Sefton

Mudança essa que estávamos migrando das Lombas e rampas de madeiras improvisadas, para transições de concreto, acinzentadas e maravilhosas.

Skate em uma enorme pista, sem pagar nada....

A Pista do Marinha, protagonizaria um palco para grandes competições, não só na nova modalidade inédita até então como a do Banks slalom, como no seu enorme Bowl, com as competições de vertical.

Ocorreu nos anos de 1979, a primeira prova de slalom em paredes com o Campeonato Municipal de Pista em abril deste ano e mais tarde, em setembro o Circuito Brasileiro, o Hering de Skate .

Estava oficialmente batizado a Pista de Skate do Parque Marinha do Brasil, de Porto Alegre, o vulgo “Marinha”.

O Marinha este, que modificou muito a forma de andar e de se comportar....

Hering de skate, em Setembro de 1979. Foto Giovani Mancuso, enfrentando umas das baterias finais no Bowl do MarinhaHering de skate, em Setembro de 1979. Foto Giovani Mancuso, enfrentando umas das baterias finais no Bowl do Marinha Mesmo as paredes do marinha não terem 90°, proporcionaram uma adaptação para desenvolver novas manobras na época.  Foto Alexandre Fornari Mesmo as paredes do marinha não terem 90°, proporcionaram uma adaptação para desenvolver novas manobras na época. Foto Alexandre Fornari Dr. Lucas Teixeira, por volta de 1980Dr. Lucas Teixeira, por volta de 1980 Dr. Lucas Teixeira, por volta de 1980Dr. Lucas Teixeira, por volta de 1980 Dr. Lucas Teixeira, por volta de 1980Dr. Lucas Teixeira, por volta de 1980 Provas no vertical, no Circuito Hering. Nota-se as telas. Foto José Perseu Provas no vertical, no Circuito Hering. Nota-se as telas. Foto José Perseu

Não podemos esquecer que mesmo para o ano de 1979, ainda vivíamos sob um regime um tanto autoritário. A pista do Marinha foi cercada por uma tela, com um portão de acesso e bem vigiado pela polícia militar na época.

Tudo sob controle, mas não por muito tempo.

Os anos 1980 anunciavam mudanças...

Mas esse é outro capítulo dessa história.

Sérgio MarretaSérgio Marreta Roberto PratesRoberto Prates Steve CaballeroSteve Caballero Steve CaballeroSteve Caballero Jeff GrossoJeff Grosso Jeff GrossoJeff Grosso Luis Henrique SouzaLuis Henrique Souza
Marcio Benevides  Marcio Benevides Vamosí NécoVamosí Néco Kbcinha Adriano CardosoKbcinha Adriano Cardoso Paulo GalantePaulo Galante Roberto PratesRoberto Prates Juciano De Cássio SilvaJuciano De Cássio Silva Claudio BurattoClaudio Buratto