Ex-empresário do Luva de Pedreiro no skate

Pin It

 Muitos têm se surpreendido nas últimas semanas com o desenrolar do caso do ex-empresário do Luva de Pedreiro nas redes, o “Luva”, menino humilde do interior da Bahia que conquistou o mundo através da rede social Tik Tok. Muita gente pedindo justiça para o menino e tudo mais, sendo que no meio do skate isso já aconteceu inúmeras vezes e muitas das vezes morreu no “Para de reclamar e vai fazer o seu corre que você ganha mais”.

É isso ai, o skate é um meio de muita união e parceria, mas até mesmo nesse meio existem os espertões, daqueles que muitas das vezes está do seu lado, no mesmo rolê e você nunca nem imaginou.

Através da caminhada da mídia você acaba meio que informalmente entrando na veia “Contigo” do skate e muitas fofocas de bastidores ou casos abafados chegam em mim, mas os que sempre mais me surpreenderam são os casos de “empresários” que roubam cotas ou até mesmo são acusados de pedofilia (!). Surpreendente? Não, pois isso existe, acontece dentro, fora do skate e não só no Brasil, mesmo nos EUA e mundo a fora.

Um exemplo que sempre me vem na cabeça é das antigas, de um suposto empresário que intermediava a cota de um skatista e ficava com mais da metade da cota e depois explicava para o menino que não podia ficar trabalhando de graça, mesmo tendo dito que estava fazendo o trampo só para ajudar o menino e o ele devia sua carreira no skate a ele. Detalhe:  menino mal teve uma carreira, logo desanimou e foi seguir sua vida.

Então é assim, de “empresários” que cometem atos similares aos que o ex-empresário do Luva de Pedreiro está sendo acusado o mundo está cheio. Existem casos famosos de exploração infantil e maus tratos no meio do skate e o pior é que muitas vezes os pais nem imaginam, mas aí é a dica que fica, se você é um pai e está colocando seu filho nas mãos de um “empresário”, antes de tudo, procure conhecer ao máximo a figura. Um ótimo exemplo de quem fez certo é o da família da Pamela Rosa, que sempre acompanhou a filha e o empresário.

 

Resumo do Caso Luva de Pedreiro

Só aproveitando para deixar explicado, esse é um caso onde um menino veio da roça através de mídias sociais chutando bolas, gritando o seu bordão “Receba!” e acabou conquistando uma fama mundial, a ponto de ter contrato de mais de milhões com a Amazon e ter fãs como o filho do jogador Cristiano Ronaldo.

Agora o resumo do caso mesmo é que o ex-empresário está sendo acusado de ter feito um contrato que o beneficiava por demais e fechou este com um menino semi-analfabeto e os pais analfabetos, contrato no qual ele e seu sócio tinham uma fatia de 55% de todo o faturamento do menino, e que agora por quebra de contrato o ex-empresário está pedindo uma indenização de mais de 5 milhões de reais.

Isso foi só para contextualizar o caso em relação a algumas coisas que já vi no skate. #eusouskatista


Marcelo Sanzoni

Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!.