Fat Matress

Pin It

Ao preparar essa coluna hoje, fiquei pensando nos motivos que me fazem escolher determinada musica e associa-la com a pratica do longboarding, e cheguei a alguns “porquês”.

Ao contrario do street skate, do vertical e outras modalidades, o Longboarding está associado muito a sensação de liberdade que ele proporciona. Muitas vezes é ligado a uma prática de lazer do que necessariamente ao esporte. Daí a ligação do mesmo ao sol, verão, fim de tarde.
Só que ao mesmo tempo, é um esporte urbano. Onde se tem toda aquela adrenalina e a intensidade que só quem anda de skate, sabe. E as musicas podem possuir ou ritmos mais tranqüilos, suaves como batidas mais intensas, freqüentes e agitadas.
Baseado nesses dois itens, percebi que elementos como o Reggae, o Hip Hop, o RAP, e a Soul Music, andam em conjunto com bandas de Classic Rock, Indie Rock e até mesmo Punk Music e Hardcore!
Se pegarmos o tocador de mp3 de qualquer skater, teremos uma infinidade de musicas que remetem a boa sensação de se descer uma ladeira, seja ela de forma sossegada, ou no auge da adrenalina.
Portanto não se espantem se tivermos um clássico da Jazz music, ou o mais estrondoso hardcore sendo citados no mesmo dia. Mas o que eu gostaria realmente que todos que estão acompanhando essa coluna, é que ouçam estas musicas que estão sendo postadas, e se imaginem no rolê.. E qual a sensação que estas mesmas musicas estão lhes passando.

A primeira de hoje, é uma banda inglesa muito obscura e desconhecida do final dos anos 60. Psicodelia pura! Se chama Fat Matress e seus discos hoje são totalmente fora de catálogo. Um dos integrantes, foi membro do grupo do Jimi Hendrix e apesar de possuírem musicas ótimas, não conseguiram atingir sucesso. Salvo esta musica que eu estou postando que foi numero 1 na Holanda (pasmen!)

A outra, é um grupo de vários MCs de Hip Hop espalhados pelo mundo, chamado Quannum Projects. Estes MCs fazem produções e montagens das musicas a distancia, e as divulga em coletâneas independentes de seu próprio selo, o Soleside Records. Uma boa curiosidade é que o rapper brasileiro Curumim, DJ Shadow e o Old School skater Tommy Guerrero, já contribuíram para algumas trilhas do Quannum.
Ouçam I Changed My Mind.. e até a próxima!


Fabiano Bulgarelli
Skaters Will Rule The World!