Quando o Skate surgiu na década de 60, num 1º momento, as manobras se limitavam apenas ao solo. Nessa época as modalidades eram o Freestyle, Slalom, Banks e Downhill, e em todas elas as rodas mantinham permanentemente o contato com o chão. Com a evolução do esporte, novas modalidades foram criadas surgindo assim novas manobras.
Os aéreos começaram a ser aperfeiçoados na década de 70 quando a modalidade vertical deslanchou ajudada pelos Skateparks.
O primeiro aéreo inventado foi o de Front Side criado por Tony Alva, que é feito quando o skatista segura na borda do Skate com a mão de trás e voa de frente para a parede. Um segundo tipo de aéreo foi inventado por Tom Inouye, O Backside Aéreo, que é justamente o oposto ao de Front. Neste vôo, o skatista segura na borda do Skate com a mão da frente e voa de costas para a parede.
Passado mais algum tempo, Neil Blender subverte a ordem das coisas e inventa o Lien Air (Lien, de Neil ao contrário...). Um aéreo de Frontside, com a pegada de Back. ou seja, o skatista segura na borda do Skate com a mão da frente e voa de frente para a parede. Mais algum tempo se passou e Duane Peters veio com uma resposta ao Lien Air. Ele criou o Indy Air, o oposto do Lien Air. Neste vôo o skatista segura na borda do Skate com a mão de trás e voa de costas para a parede.
Hoje em dia são muitas as variações das manobras áreas. A grande maioria surgiu desses 4 primeiros tipos: Frontside Air e Lien Air, sempre de frente para a parede, ou seja, Frontside, e Backside Air e Indy Air, sempre de costas para parede, ou seja, Backside.
Em suma, se você ouvir em algum campeonato e ler a respeito de Frontside Indy (!?!?!), desconfie... pois tal manobra não existe!!!
Indy tem de ser de Backside, caso contrário é simplesmente o primeiro aéreo inventado, ou seja o Frontside Air.