O Punk muito antes do Punk surgir . Parte 2

Pin It

 

Conforme a matéria anterior, vimos que o rock n’roll feito nos anos 60 estava se desviando também para uma vertente mais crua e agressiva.  Os padrões sociais da época eram muito severos e ditavam comportamentos. Na contramão, os jovens foram se identificando com toda essa rebeldia e a música, como sempre, o porta-voz das gerações.

Seguindo essa tendência, as bandas principalmente americanas, por muita influência dos cantores de Rock n’ Roll dos anos 50, adotaram um estilo onde o ritmo da música, junto a intensidade ao se cantar, faziam a molecada enlouquecer. Pois além de tudo isso, as letras eram totalmente voltadas ao cotidiano dessa geração.

Carros potentes, guitarras, garotas bonitas e surf eram exatamente o que  a juventude da época se identificava. Junto com tudo isso, a moda da época tentava agredir a sociedade e tudo que se assemelhasse a “monstruoso”, “louco”, “insano” e “demoníaco” era muito bem vindo, pois chocava demais a sociedade que na época era muito conservadora e religiosa.
O jovem finalmente conseguiu se rebelar! Os cabelos cresceram, as calças eram apertadíssimas e mais curtas, usadas com botas de bico fino ou tênis de basquete. Seriados como “os Monstros” e imagens do ratinho monstro “Rat Fink”. A “Kultura Kustom” do sul da California e seus hot rods utilizavam muitos elementos como grafismos de monstros e diabos, colaborou ainda mais para esse movimento de contracultura.

Uma banda da época que conseguiu juntar todos esses elementos, é por muitos, considerada a primeira banda punk real da historia da música: Os Sonics. Com grande influencia do rock dos anos 50 e cantores como Little Richard, os Sonics falavam exatamente o que a juventude da época se identificava: carros potentes, garotas, guitarras e surf. De um outro lado,  também cultuava o “estranho”, a loucura” e o oculto.

Seu rock era pesado, rápido e as vezes, sombrio. Suas letras falavam do rapaz que queria ter o carro mais rápido do bairro, ou a garota mais bonita, assim como a facilidade de se enlouquecer e cometer insanidades onde podemos ver musicas como “Boss Hoss” onde um rapaz compra com o dinheiro juntado depois da aula, um jogo de rodas para seu carro, e ninguém consegue o pegar com ele. “Psycho”fala da insanidade e paixão e de um cara pirado numa menina que o faz de bobo e o deixa louco e “Strychnine” onde convidam  o ouvinte literalmente a tomar uma dose de estricinina, o famoso e famigerado veneno para ratos, hoje proibido em quase todo o mundo!

The Sonics: Psycho

Um outro grupo de garagem que  vale ser lembrado também, apesar de não ter feito o mesmo sucesso dos Sonics, são os Rationals com um fantástico cover dos Kinks, banda Mod da mesma época, na Inglaterra e seu hit “I Need You”. A Versão dos Rationals é muito mais ácida e pesada que a dos Kinks, como pode ser ouvido nos links abaixo:

The Kinks: I Need You

The Rationals: I Need You

E para finalizar, uma banda bem desconhecida que possui apenas um hit que emplacou, são os Tropics. Não existe muita informação sobre eles, apenas que eram de Tampa, na Florida.  Essa canção, apesar de ser um rock de garagem, já possui grande influência do rock psicodélico , gênero que estava em grande expansão entre 1966 e 1967, e que influenciou outras grandes bandas que serão citadas na parte 3 dessa série de matérias. Nos vemos logo mais!