O Punk muito antes do Punk surgir – Parte 3

Pin It

As bandas já estavam mais sofisticadas e os componentes mais habilidosos com seus instrumentos. Com isso uma maturidade começava a surgir. Do lado inglês, a cena beat, e mod começava a se modificar, e então surge uma banda que revolucionaria a história do Rock: The Who!

Muito influente na cena Mod, o The Who mesclava elementos do beat, do rhythm  n’ blues, do jazz e soul. O movimento mod tem uma grande influencia na cultura de periferia inglesa, inclusive posteriormente o punk, onde jovens sem muitos recursos,  compravam roupas de segunda mão ou jogadas foras e faziam seus próprios ajustes, apertando ternos, usando parkas da força aérea inglesa (RAF), e adotando scooters como meio de transporte.

The Who – My Generation -

Seguindo os grupos mod, outra banda que deixou grande expoente, além dos Kinks, citados na matéria anterior, era o “Them”. De Belfast, tinham a mesma sonoridade de garagem, e muita influência de blues. O Them deixou também uma marca expressiva no Rock, servindo de inspiração para a formação por exemplo, do The Doors.

Them – I Can Only Give You Everything -

Seguindo a linha “freaky” e “monster”, também citada na “matéria anterior”, havia um cantor que além de fazer um sucesso grande, Screamin’ Lord Such.  Aterrorizava a platéia, com suas vestimentas de Jack, o estripador e fazendo uma alusão ao Mr Hyde, de O médico e o monstro:

Screamin Lord Such – Jack The Ripper -

Eis que chega a psicodelia! As viagens lisérgicas e o consumo de uma série de drogas, transformam literalmente a cultura e expande a criatividade na composição de novas músicas.
Novos elementos na produção surgem: Sintetizadores, câmaras de efeito, pedais wahwah e adição de instrumentos até então nunca utilizados no rock, passam a fazer parte de todo esse experimentalismo. Duas bandas que mesclam exatamente essa transição do rock de garagem para a psicodelia são The 13th Floor Elevators e The Electric Prunes;

The 13th Floor Elevators – You’re Gonna Miss Me:

The Electric Prunes – I Had Too Much To Dream Last Night –

A essa altura, algumas bandas começavam a criar em suas musicas, letras de prostesto, insatisfeitos com a política, a guerra, que na época o mote era o Vietnã e o Anti Establishment, E que serão citados na quarta e penúltima matéria desta série.