Olimpíadas: atletas da SLS são maioria no street skate em Paris

Pin It
  • 27 dos 44 atletas que disputam a modalidade Street nas Olimpíadas de Paris integram o plantel de skatistas do SLS Championship Tour

 

  • Todos os skatistas do Time Brasil de street skate são atletas da SLS

 

  • Competição tem início neste sábado, dia 27 de julho, na Praça da Concórdia, em Paris

 

 

 

Julho de 2024 - Na semana em que os fãs do skate se voltam para Paris, onde a modalidade inicia sua segunda participação em Jogos Olímpicos, 27 skatistas que disputam a modalidade street terão um reencontro um tanto corriqueiro. Eles fazem parte dos atletas que disputam as oito etapas do SLS Championship Tour, principal liga de street skate do mundo, e estão acostumados a competirem juntos.

 

Representando mais de 60% dos atletas que disputam o pódio olímpico na modalidade, os skatistas da Street League Skateboarding estão entre os favoritos para conquistar as medalhas. Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, todos os medalhistas da modalidade street, tanto no masculino como no femino, eram atletas da Liga.

 

Entre as 12 mulheres da SLS em Paris, a brasileira Rayssa Leal, que detém os títulos dos SLS Super Crown World Championship 2022 e 2023, além de ser medalhista de Prata nas Olimpíadas de Tóquio 2022, chega à Paris como uma das favoritas à medalha de ouro.

 

As principais rivais de Rayssa na disputa olímpica serão Pâmela Rosa, outra brasileira vencedora do SLS Super Crown, a japonesa Funa Nakayama, que conquistou sua medalha olímpica nos Jogos de Tóquio, e a australiana Chloe Covell, uma das grandes revelações do esporte e que tem promovido disputas acirradas com Rayssa no SLS Championship Tour.

 

“Duas de nossas maiores estrelas têm 16 anos ou menos e estão dominando o jogo”, disse recentemente o CEO da Thrill One, Matt Cohn, ao Las Vegas Review-Journal. “Para nós e para o skate, Tóquio foi um ótimo começo, mas era COVID e não havia fãs. Além disso, o fuso horário era difícil. Vemos esse esporte continuar a crescer em um novo capítulo com as Olimpíadas”, completou.

 

O grupo de skatistas da SLS que vai a Paris conta ainda com a japonesa Liz Akama, as americanas Paige Heyn, Poe Pinshon e Mariah Duran, as holandesas Roos Zwetsloot e Keet Oldenbeuving, a chinesa Wenhi Zeng e a brasileira Gabi Mazetto, de Praia Grande, São Paulo. 

 

Entre os homens, serão 15 skatistas da SLS disputando medalhas no street olímpico. Considerado por muitos como o maior atleta da história da modalidade, o americano Nyjah Huston chega como um dos favoritos ao pódio. Com seis títulos do SLS Super Crown World Championship, mais do que qualquer outro atleta na história, essa expectativa é justificada.

 

Contudo, Nyjah terá que superar outros campeões da SLS para conquistar sua medalha, como o seu conterrâneo Jagger Eaton, o australiano Shane O’neill, o português Gustavo Ribeiro e dois brasileiros: o guarujaense Kelvin Hoefler e o andreense Giovanni Vianna, que conquistou o título em 2023. Além destes, outro favorito é o japonês Yuto Horigome, atual campeão olímpico. O time de skatistas da SLS tem ainda o americano Chris Joslin, os franceses Aurelien Giraud e Vincent Milou, os canadenses Matt Berger e Ryan Decenzo, o colombiano Jhancarlos Gonzalez e o brasileiro Felipe Gustavo, natural de Brasília.

 

Essa participação histórica de atletas da SLS nos Jogos Olímpicos reforça a importância da Liga para o street skate mundial. Além de reunir e revelar os maiores talentos da modalidade, a Street League Skateboarding, por seu alto nível de competição e grande número de etapas, é um dos principais eventos para preparação dos atletas para a jornada olímpica. A Liga oferece ainda a maior premiação entre todas as competições de skate do mundo, distribuindo US$ 1.800.000,00 ao longo da temporada.

 

O SLS Championship Tour retorna após os Jogos Olímpicos de Paris com a etapa SLS APEX 3, que será realizada no dia 31 de agosto em Las Vegas, nos EUA. A grande final da temporada 2024, o SLS Super Crown World Championship, acontece nos dias 14 e 15 de dezembro, em São Paulo, Brasil.

 

Para outras notícias da Street League Skateboarding, incluindo atualizações do Championship Tour, informações de transmissão, e muito mais, acesse www.streetleague.com. Siga a SLS no Instagram e Facebook. Conheça também o Instagram da SLS Brasil.

 

Calendário SLS Championship Tour 2024:

 

  • 24 de fevereiro: SLS Paris (França) - (Realizado) - Chloe Covell e Aurelien Giraud
  • 30 de março: SLS APEX (EUA - Las Vegas) - (Realizado) - Liz Akama e Yuto Horigome
  • 20 de abril: SLS San Diego (EUA - Califórnia) - (Realizado) - Rayssa Leal e Branden Hoban
  • 25 de maio: SLS APEX (EUA - Las Vegas) - (Realizado) - Nanaka Fujisawa e Nyjah Huston

- Intervalo Jogos Olímpicos de Paris 2024 -

  • 31 de agosto: SLS APEX (EUA - Las Vegas)
  • 12 e 13 de outubro, Sidney: SLS Austrália
  • 23 de novembro: SLS Tóquio (Japão)
  • 14 e 15 de dezembro: SLS Super Crown (São Paulo, Brasil)