O skate já vinha passando por um Boom nos últimos anos que se acentuou ainda mais com a realização das Olimpíadas, e o sonho mais comum dentre uma boa parte dos skatistas era o sonho de “Viver do Skate”, sonho que com o Boom deu uma fortalecida, com empresários e sonhadores todo dia criando algo novo, mas também com skatistas se dedicando mais ao skate de forma competitiva.
Agora, se você vier me perguntar eu respondo, que se você quer fazer algo no skate para se tornar rico, que seria ter pelo menos um rendimento mensal acima de R$20.900 segundo pesquisa, então o que você tem que fazer e até mais indicado é, desencana, esquece, vai procurar o que fazer, sei lá. Essa resposta só muda se a pergunta vier de alguém que faz algo pelo o que é apaixonado de verdade ou que tenha muito dinheiro, mas muito mesmo. Isso porque se for somar o número de skatistas no mundo e pegar aqueles skatistas que conseguem alcançar uma renda acima de 20 conto, isso não somaria nem 5% dos skatistas.
E você deve estar pensando, mas com tantos skatistas, eles consomem coisas, logo é só criar algo que eles consumam, porém existem grupos, aqueles que gastam e que na maioria chegam até a ser hostilizados por terem dinheiro, aqueles que compram de sites chineses e réplicas(falsificações), existe aquele que ganha tudo, aquele que tem apoio e aqueles que estão acostumados a trocar peças e roupas. Nem chega a ser incomum ouvir que alguém não gostou da atitude da marca porque ela não deu uma peça ou algo do tipo, isso é muito comum.
Agora como mídia eu digo, se vai fazer por que gosta e tem prazer ou porque visa fortalecer a cena, vai na fé, nesse caso nem é errado sonhar ou articular para chegar num patamar de ganhar uma boa grana, existe essa possibilidade, porém tome cuidado com aproveitadores, o mercado do skate é recheado de espertões querendo dizer que sua ideia é roubada deles, de haters que vão te botar para baixo e até mesmo de amigos que só vão valorizar teu corre quando você estiver voando, mas você não pode deixar nada disso te abalar, só vai na fé, ignora esse tipo de gente.
Estou escrevendo isto ignorando o caso de você ser um pilantra, porque se for nem deveria estar neste site, deveria estar procurando uma criança para se aproveitar, uma marca sonhadora para tirar seu sangue, ou até mesmo projetos sociais para encobrir suas falcatruas, porque você é um aproveitador e um shape quebra a cada vez que você se apresenta sendo alguém do skate.
Resumindo, se você ama o skate e sonha em trabalhar com o skate, vai na fé, mas tenha em mente que é um mercado cruel, e que se você não tiver bala na agulha você terá poucas oportunidades para estourar, mas também lembre-se que existe muito pilantra por ai para te fod#$! Mas nada disso que eu disse é regra, para você pode ser diferente e se for, pode me procurar para contar, pois é sempre bom ver um motivo para voltar a acreditar que este mercado tem salvação e que ainda vai tirar muitos skatistas sonhadores de trampos que faz com eles se sintam menosprezados... #eusouskatista
Marcelo Sanzoni Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!. |