Anatomia Skate

Pin It

Anatomia Skate – Farol Santander de 20/12 a 24/03/2024

Fábio Bolota

O skate por diversas vezes nessas últimas 5 décadas, esteve nas alturas, literalmente falando. Mas desta vez, em uma exposição pra lá de histórica, chegou ao vigésimo andar de um dos prédios mais altos da cidade de São Paulo.

A Anatomia Skate, acontece no Farol Santander, é uma espécie de viagem no tempo que relata praticamente as 5 décadas que existe o skate no Brasil – de 70 até hoje, com um fantástico acervo de hardgoods (skates), fotos alucinantes, textos marcantes, vídeos inéditos, muita arte, música e o inusitado quartos temáticos de cada década.

Com curadoria do incansável Cesar Gyrão que conseguiu junto a equipe do Farol Santander, fazer todo o vigésimo andar que se encontra esse inesquecível evento, de maneira elegante e visualmente impactante, despertou inúmeras e variadas emoções aos visitantes e até ao staff que trabalhou arduamente pra que tudo isso acontecesse.

Particularmente, gostaria de agradecer ao Gyrão pelo convite em ajudar e fazer parte dessa equipe, elaborando alguns textos, ajudando nas seleções de imagens, dar palpite em alguns temas e principalmente, ficar com o desafio de reproduzir os quartos temáticos na seção “Quarto Mundo”, com meu parceiro e Ibiraboy Jair Borelli da Harddecor, possibilitando todos os móveis de época disponível na sua empresa que trabalha com itens vintage! Até a guitarra original do Chorão, que ele tocava nos shows do Charlie Brown Jr., é um dos destaques da expo.

Também não podem deixar de prestigiar as maquetes do Vale do Anhangabaú e da lendária Wave Park, confeccionadas exclusivamente para compor a expo. Lógico que não poderia deixar de destacar a equipe que passou dias e noites pra fazer acontecer, como a Fabi Feixas (@maisprodutora.art), a Carol Morettoni que mergulhou de cabeça na produção, o Anderson Tuca que fez o Hans Donner ficar com inveja com as imagens captadas exclusivamente para a seção de cinema/ filme/ videos, o Guto Gimenez que corrigiu e transcresveu os textos para o inglês, a arte do Rogérios Ruiz que passou noites e dias “diagramando” as paredes, o Binho Ribeiro que ficou responsável pelas artes expostas com os respectivos artistas e a todos os colaboradores que se prontificarem a ceder acervos pessoais de skates a equipamentos, mais textos do Sandro Testinha (Social Skate), Flavio Ascanio (Escola), Heverton Ribeiro (Cold), pra compor essa rica e vasta histórias do skate no Brasil! Visite, pois tem muito mais que não cabe aqui! Agora não tem mais desculpa que não conhece a história do skate.

Vai até março e boa viagem!