Na edição passada, mencionamos na coluna, o revival da soul music nos dias de hoje. Um tipo de musica atemporal que nunca vai deixar de agradar até o mais exigente ouvido. A respeito disso, decidi então escrever sobre as boas origens da Soul Music no final dos anos 50 e toda a revolução que este ritmo musical proporcionou ao mundo.
Oriunda da gospel music e do Rhythm and Blues, podemos considera-la a mãe da funky music (matéria esta que logo mais estará no ar), pois além de ter um ritmo constante, suas batidas e vocais, estimulam a dança e com isso se torna um tipo de musica muito dançante e envolvente.
A lutas sobre segregação racial nos anos 60 e os movimentos antiraciais serviram para dar uma boa impulsionada no soul, permitindo a criação de três ótimas gravadoras: Motown, Stax e Kent. O movimento negro estava crescendo junto com os ícones Malcom X e Martin Luther King, a guerra do Vietnã era o assunto principal, principalmente pelas especulações que o governo americano enviava mais negros e latinos ao front de batalha. Toda essa reforma de contracultura permitiu involontariamente que a soul music cravasse seu nome na historia da musica e jamais saísse.
A Motown, responsável por grandes nomes da musica nos anos 60 e 70 como Stevie Wonder, The Four Tops, Diana Ross and The Miracles, The Temptation dentre outros, foi a mais famosa delas lançando bons e renomados artistas que até nos dias de hoje são sucesso absoluto.
A Stax, do outro lado dos Estados Unidos (Tenessee) e um pouco menos famosa, acabou por trazer grandes nomes como Otis Redding, Wilson Pickett e Booker T and The MGs.. Nomes de peso que até atualmente são tocados em rádios de todo o mundo.
Já a Kent, a de menor expoente, era de Los Angeles e não foi tão divulgada na época, apesar de ter tido nomes como BB King, Ike and Tina Turner e Etta James. Todas estas três gravadoras, possuem um acervo musical riquíssimo que deve sim ser bem explorados pelos amantes de música de qualidade.
As músicas que serão postadas nessa matéria, são de artistas mais desconhecidos das três gravadoras, mais para se sentir o peso que elas possuíam e na riqueza de som que cada uma delas tinha.