Danilo Gonçalves - Ilustrador

Pin It

Vejo suas ilustrações de vários skatistas, tanto brasileiros quanto gringos, como é a aceitação delas? Quem você já desenhou?

A aceitação é muito boa, pelo menos lá fora (de onde vem 95% dos meus trabalhos).

Já desenhei: Dennis Martinez, Doug “Pineaple” Saladino, Darren Ho, Billy Huff,  Eddie “El Gato” Elguera, Steve Olson, Steve Alba, Duanne Peters, Seve Cathey, Hosoi,  Paulo “Folha” Citrãngulo, Luciano “PT”, Helio Greco, Kao Tai, Cocoa (Anshovas), Fábio (Bolota, in progress)...

 

Como nasceu o artista?

Desenho desde moleque, copiava personagens dos gibis, DC, Marvel, mas a melhor era a MAD.

 

Fala das tuas influencias, tanto no skate quanto na arte.

No SK8 os grandes skaters dos 70’s, Stacy Peralta, Russ Howell, Steve Day, Bruce Logan, Ty Page, Ty Hunt, etc.

Na arte, os cartunistas da MAD, Tom Richmond, Roger Dean (fez as capas do YES) Frank Frazetta, Milo Manara, Boris Vallejo, Moebius e Michael Ross (Heavy Metal Magazine),  e até hoje os grandes caricaturistas como o francês Jeff Stahl.

 

Voce é um IbiraBoy Original. Fale um pouco daquela época. Os caras que andavam com você.

Época de ouro!!! Descia as ladeiras perto de casa, as do Sumaré e andava na marquise com toda a raça, Tchap-thura, Kao Tai, Minhoca, Vitché, você, Antigo,  Folha, Fábio (Bolota), Bê, Kuje, Salada, Edie Gralha, Edú (irmão do Bolota), Cocoa (atual Anshovas), e outros (perdoem-me os que esqueci, a memória não está boa). Chegávamos no Ibira nos finais de semana pela manhã e só saíamos a noite, direto pra lanchonete do Jumbo da Brigadeiro.

De vez em quando ia até a Wave Park, a Lú (minha esposa) gostava de andar lá e andamos algumas vezes juntos, poucos fizeram isso com a esposa!?!?!

 

Danilo IlustradorDanilo Ilustrador  Danilo IlustradorDanilo Ilustrador  Danilo IlustradorDanilo Ilustrador  Danilo IlustradorDanilo Ilustrador 

Qual técnica usa nas suas ilustrações?

Todas que aprendi estudando (EPA), porém com a facilidade digital, pode apagar que o papel não fura, kkkkkkkkkk.

Lembrando que o software não desenha pra você. Luz/sombra, anatomia, proporções, fundo, cores e combinar tudo isso só estudando!!!

 

Como você ve o skatista profissional dos dias de hoje? E os skatistas for fun?

Skate profissional é um sonho nosso que vejo realizado pelos skatistas atuais.

Skate for fun é para todos, inclusive os pros. Mas tem que ser divertido, andar por andar não é legal, quando não estou a fim, não ando, simples assim.

 

Skate é esporte olímpico ou continua sendo estilo de vida?

Penso que demorou a ser olímpico, já é um esporte faz tempo, fazer uma sessão de 45 segundos no half/banks não é pra qualquer um, precisa muito preparo físico!?!?!?

A partir do dia em que realizaram campeonatos e se fez dinheiro com o skate, virou esporte.

O life style é o mesmo, tanto para pro quanto para o resto da raça. Aliás, são os simpatizantes que sustentam o esporte. Falam mal dos POSERS, mas eles é que pagam a conta.

 

Da pra viver de arte?

Penso que sim, não é o meu caso, como disse no início, 95% da minha arte vai para fora. Aqui não é valorizada, mas tem gente que consegue sim (pelo menos dizem).

 

Voce viveu a ascenção e a queda do skate, nos anos 80/90, como ve esse revival do skate? Isso se deve a olimpiada ou a uma continuidade natural?

A Olimpíada foi um grande impulso com certeza, mas não foi responsável pela sobrevivência do skate.

A mídia foi muito mais responsável do que as Olimpíadas. A Mídia cria heróis, só olhar o boom do skate feminino após o aparecimento de Bufoni, Fadinha, Pamela Rosa... várias garotas querem ser como elas.

Sempre alguém continua andando, e dos 80 para os 90 já não existia o grande problema de falta de material que tivemos entre 70/80. Grandes marcas já haviam se consolidado, com isso existia muito material, e quem quisesse andar tinha como fazê-lo. A partir dos 80 já era possível importar,  viajar para fora ficou mais acessível,  muitas marcas nacionais produziram seus equipamentos. Não foi tão difícil ficar sem andar, quem gostava continuou andando, claro que tinham que se manter, o patrocínio acabou (pelo menos aqui), ficou o PAItrocínio.

Na  sua opinião qual foi a melhor fase do skateboard até os dias de hoje?

Sendo saudosista os 70’s com certeza, muito sonho, muito visual, imaginação. Mas sendo realista, hoje é a melhor época, equipamentos de excelente qualidade e preço acessível, material específico para cada modalidade, até os amortecedores você escolhe a dureza, e estou falando da industrial nacional.

Ótimas pistas (feitas por engenheiros) e de graça!!!!

Pistas em condomínios e baladas!!!!

Facilidade para gravar seu vídeo, rever o erro e aprender a manobra.

Mídia para postar seus vídeos e ser visto por possíveis patrocinadores.

Até competição virtual já existe!!! Você manda seu vídeo e compete. Nem a pandemia parou o skate.

Enfim, o skate hoje é um esporte sim!!!!