Hélio Greco ministra oficinas de skate no centro socioeducativo; homenagem contou com presença dos skatistas Sandro Dias, o Mineirinho, e Fabio Sleiman
Se o skate pode ser uma ferramenta para refletir valores como respeito às regras e aos seres humanos e superação dos próprios limites, em retribuição, os adolescentes que cumprem medida na Fundação CASA Juquiá, ao lado dos servidores, homenagearam neste mês de outubro o skatista e fotógrafo profissional Hélio Greco, pela sua dedicação e comprometimento em ensinar voluntariamente os primeiros passos na arte desse esporte em oficinas periódicas.
Durante uma cerimônia no centro de atendimento no Complexo do Brás, em São Paulo, os jovens presentearam o voluntário com uma miniatura de seu perfil em cerâmica, junto a um cartão assinado por todos os adolescentes que participam de sua oficina. O hexacampeão mundial de skate vertical, Sandro Dias, o Mineirinho, e o skatista profissional Fabio Sleiman, mundialmente famoso por descer corrimões de grandes escadarias, prestigiaram a homenagem.
O evento foi uma surpresa preparada para Hélio, que ficou emocionado com o reconhecimento. “Ele quase foi às lágrimas”, lembrou o encarregado técnico do CASA Juquiá, Adriano Barbosa de Oliveira. “Foi uma homenagem feita com carinho e celebra tudo o que ele já fez no centro”, acrescentou. Durante o evento, Greco assistiu a um vídeo sobre sua carreira e o trabalho realizado no CASA, elaborado pela equipe pedagógica local. A agente educacional Ilda Kliemke foi responsável por elaborar a miniatura entregue, além de ter atuado como mestre de cerimônias.
A diretora da Divisão Regional Metropolitana Capital (DRCAP), Kelly Gomes da Fonseca, que dirigiu o CASA Juquiá na época em que Greco começou a ministrar as oficinas e foi mentora da iniciativa, destacou o empenho e a parceria do voluntário, que não mede esforços para contribuir com o desenvolvimento dos adolescentes na medida socioeducativa.
Logo após a cerimônia, Greco, Mineirinho e Sleiman, junto aos adolescentes, fizeram manobras de skate e trocaram experiências práticas. “O que era para ser apenas meia horinha de interação, se transformou em mais de duas horas de trocas e vivências”, explicou o encarregado técnico.
Desde janeiro de 2023, Greco ministra periodicamente oficinas de skate no centro de atendimento, em que ensina fundamentos e manobras desse esporte, além de oferecer noções sobre manutenção básica dos equipamentos, sujeitos a danos pelo próprio uso e manobras.
O skatista e fotógrafo já levou ao centro de atendimento profissionais historicamente reconhecidos no esporte para palestrar para os adolescentes e ensinar alguns de seus segredos no skate, como o pentacampeão brasileiro na modalidade freestyle, Rene Shigueto, que utiliza apenas o chão liso para as manobras, sem suporte de rampas ou outros recursos. Como é fotógrafo profissional na área há décadas, Greco possui muitos contatos e amigos no skate, como os próprios Mineirinho, Sleiman e Shigueto.
O envolvimento do voluntário com as ações realizadas no CASA Juquiá ultrapassou os muros do centro de atendimento. Greco já conseguiu levar adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no local para manobras e vivenciar pistas profissionais de skate, como a do Grito Skate Clube, no bairro do Ipiranga, e no Rajas Skate Park, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Em todas as ocasiões, os empreendimentos disponibilizaram os espaços gratuitamente e o Poder Judiciário autorizou a atividade pedagógica externa dos jovens.
Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, as ações voluntárias da sociedade colaboram diretamente no processo socioeducativo dos adolescentes. “A iniciativa voluntária no CASA Juquiá reforça, na prática, como a Fundação CASA precisa do apoio social para oferecer o maior número possível de opções educacionais para que nossos jovens retornem ao bom convívio social”, completou.
Greco é fotógrafo profissional desde 1983, tendo se especializado em esportes de ação como o skate. Já teve imagens publicadas em revistas como Fluir, Hardcore, Overall e Vital Skate. É skatista há mais de 48 anos e também atua como juiz na Confederação Brasileira de Skate (CBSK), entidade responsável pelo ranking dos atletas que participam dos jogos olímpicos.