Defina skate.
Skate é madeira, lixa, parafuso, truck, rolamento e roda. Rodinha de uretano, atual. Esse é o skate atual
Campeonatos de skate?
É legal campeonato de skate, é bom, e hoje em dia varia em termos de tempo, que é 45 segundos, depende né, qual for a modalidade, skate hoje tem modalidade, inclusive eu gostei do primeiro campeonato que eu ganhei, que foi em 1978, foram 3 campeonatos até 78, o primeiro quem ganhou foi Mario Raposo, o segundo foi Flavio Badenes, e o terceiro e último quem ganhou fui eu. Era um evento muito casca grosso, em 1978
Por que skate?
Skate é bom, bom pra você interagir, é uma maneira de você descontrair, é um momento de lazer e é um momento de esporte. Isso que é definição de skate
Skate é estilo de vida?
Skate é um estilo e vida, é uma forma de trabalho. Skate hoje abrange muita coisa mesmo, não só no estilo de vida, também é estilo de vida, em vários sentidos. Skate envolve muita coisa, grafite, arte, música e muita, muita coisa mesmo. é um estilo de vida sim. Até na parte social.
Melhor coisa que skate te trouxe? E a pior?
Coisas boas? Os amigos, os que me ajudaram muito, e continuam ajudando até hoje. Isso foi a coisa boa que o skate trouxe também. Tem os lados ruins e tem os lados bons, conhecer gente de outras partes, outros países, fazer amizade com gente de fora, inglês, francês, americano, dinamarquês, gente do mundo inteiro, de diversas partes do mundo. Isso que o skate trouxe pra mim.
O pior momento foi quanto tive meu visto negado pros EUA. Foi a pior coisa, porque eu sempre fiz as coisas em cima de meta, pra um dia alcançar um objetivo, e meu maior obstáculo foi esse, meu visto negado 3 vezes, e eu com dinheiro pra viajar, fui convidado pra disputar o Combi Pool, tinha dinheiro, nunca fiz nada de errado, nunca tive passagem por polícia, nada, simplesmente meu visto foi negado. Esse foi o pior momento. Agora os melhores momentos..... skate é isso ai, sempre tem os obstáculos, mas mesmo assim, nós temos que superar
O que fazer pelo skate?
Essa garotada nova, hoje em dia que está começando a andar, já começam andando bem, já quer patrocínio, tudo bem, não estão errados, mas a melhor coisa que tem é passar coisas boas pra eles. Essa garotada nova, a primeira coisa que eles tem que aprender é interagir, não é ficar brigando em sessão, o pai ficar levando o filho: "meu filho anda mais do que o teu" aí o garotinho briga com o outro. As coisas que você tem que levar é passar pra eles o que nós passamos, os skatistas old school, passar pra eles que uma hora o momento deles vai chegar, não precisa ficar desesperado.
Uma viagem que skate te trouxe?
Falar de uma viagem boa, é difícil falar de uma viagem boa, todas as viagens que eu faço são boas. Mas uma que eu gostei muito foi Porto Alegre, São Paulo também, eu gosto muito de ir a São Paulo. Vou a SP desde os 14 anos de idade, desde novinho, gosto muito, mas POA é bom pra caramba, é skate puro. Floripa também é bacana, tem aquela praia..... É difícil falar de uma viagem, tem coisas que não dá, não tem como ser um. Skate é maravilhoso. O evento na Swell que ganhei foram os melhores.
Familia skateboard
Skate não tem a menor dúvida, é uma família mesmo, não tem jeito. Ainda mais quando você conhece muita gente, você conhece o skatista desde pirralhinho, aí ele cresce, está com 20, 30 anos, até mesmo se você ajudou ele pirralho, aí ele chega e fala assim: "pô, você lembra? Meu pai me deixava contigo, tu tomava conta de mim andando de skate"... isso aí, skate é família mesmo. Isso é lei. Skate sempre foi família. Até mesmo tem as gerações brigonas, que gosta de brigar, mas depois se entende, "pô, lembra como é que eu era? Era pequeno, era chato, era isso....." skate é família.... Tem a família do longboard, tem a família do freestyle, do slalom, tem muita coisa.... então é uma família mesmo!
Skate ontem, hoje e amanhã.
Tem muita diferença do skate do passado pro skate de hoje, o skate antigamente ele era um skate competitivo, não vamos negar, porque nós temos muita história aí da moçada que foi disputar mundial, Digo, Mureta, Ueda, Sandro, Bob, e se eu for falar aqui, Rodil, um monte de gente, muita gente mesmo, até a moçada do speed também, que já foi a mundial, se dando bem. O skate atual é um skate olímpico, né? Não deixa de ser, o skate hoje em dia, como se tornou olímpico, é um esporte, tem regras, tem normas, e o skate de hoje é melhor que antigamente, em termos, porque hoje em dia a moçada ganha grana, e grana boa.