Maria Elaigne

Pin It

Maria Elaigne é uma das pioneiras de skate no Brasil e uma das poucas mulheres a participar da primeira competição de skate, que se tem notícia!

Nasceu em 1960 em Ourinhos - interior de São Paulo, mas mora desde muito pequena em Curitiba - onde começou a andar de skate por volta dos 12 anos.
Seus vizinhos canadenses trouxeram um skate de fora do país e aguçaram a curiosidade de toda a vizinhança do prédio.
Acabou ganhando o skate deles e os amigos das redondezas desmontavam patins e faziam seus skates para acompanhar a onda do momento.
Formou uma turma legal, se reuniam com frequencia pra andar em uma pista de carrinho de rolemã! A modalidade da época era velocidade! O negócio era descer uma rua com velocidade e sobreviver ou arriscar uns 360, slalon, etc.
Em 1976 soube que ia ter um campeonato em São Paulo - e foi convidada para participar. Era uma competição mista e com muito custo ela conseguiu convencer sua mãe a viajar com 24 meninos - sendo só ela de mulher. E assim foi!
O campeonato era na avenida Paulista - que teve cobertura da Gazeta Esportiva e veio gente do Brasil inteiro participar! Maria Elaigne se consagrou como vice campeã na prova de velocidade, ficando atrás apenas de Miriam Casalle! Ganhou um skate Torlay e seguiu andando por mais alguns anos até que as responsabilidades da vida lhe tomaram o tempo necessário para exercer esse hobbie.

Maria ElaigneMaria Elaigne  Maria ElaigneMaria Elaigne   Maria ElaigneMaria Elaigne

 

Hoje com 60 anos, ela ainda é super presente na cena do skate em sua cidade Natal com seu marido, enteados, amigos e recentemente participou das gravações do documentário Curitown, disponível no Youtube - que conta a história do skate curitibano desde 1970. E ainda arrisca dar umas remadinhas com a família!
A SkateMania agradece o carinho em participar da nossa entrevista e a parabeniza por sua trajetória inspiradora!!!