Ultimamente em meu site tenho diariamente postado notícias e divulgando campeonatos de skate, mas recentemente rolou o Boom que foi o caso CBSK Vs. World Skate, e foram dias intensos com uma bomba atrás da outra, e agora que as coisas acalmaram eu recebi um feedback de alguém que compartilhou uma das notícias e ouviu um “Nem vou clicar, não gosto de fofoca”.
É sério isso? Quando sai uma notícia de futebol falando sobre a meia que o jogador X usa o pessoal lê, quando fala a próxima escalação do BBB o pessoal lê, até quando fala se a Ana Maria Braga vai sair da Globo o pessoal lê, mas quando se trata de notícias ligadas ao mundo do skate é tratado como fofoca?
Hoje nos deparamos com uma realidade onde o skatista em sua maioria é muito mal informado sobre os bastidores e os acontecimentos do skate, é o lance de “cala a boca e bora andar de skate”, e pode vir seguido de um “na minha época era melhor”, nas antigas o pessoal queria interagir com o backstage do skate, queria melhor direcionar o futuro do skate e hoje acho que nem 10% dos skatistas sabem como funciona o backstage do skate.
Estamos presenciando no skate algo que raramente acontece no meio dos esportes Olímpicos, que é uma Confederação nacional peitar a Federação mundial, mas ainda assim o próprio povo do skate em sua maioria cag@# para isso, será que a galera sabe o que essas entidades fazem? Será que entenderam que U$100.000,00 do dinheiro que é voltado para o nosso skate nacional estariam sendo pagos para a World Skate como fee de homologação?
Sério galera, se você não gosta de politicagem eu até entendo, mas é só parar para pensar o quanto você conhece de cultura inútil e quanto você conhecer da sua comunidade do skate, por exemplo, é comum ouvir que pista pública X está toda detonada por que a CBSK não arruma ela, mas é função da CBSK isso? Ou mesmo da Federação local?
Afinal, você sabe a função das Federações ou da Confederação? Brother, precisamos saber disso para poder cobrar diretamente, para ter uma ideia, você sabe de onde vem o dinheiro que dá manutenção para essas entidades? Sabe quem são os representantes delas? Isso tudo faz parte da parte chata e burocrática, mas que pode nos ajudar a cobrar estas por coisas que o skate local precisa.
Resumindo, é muito legal conhecer um pouco de tudo, saber a história do skate e tudo mais, mas isso não te isenta de procurar saber sobre o que está acontecendo na atualidade, e não procurar saber do seu amigo que tem um “contato ponta firme”, mas de quem está no corre para assegurar de que essas informações são fatos e não as verdadeiras fofocas de beira de pista. #eusouskatista #SomosTodosParaskate
Marcelo Sanzoni Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!. |