Skate é união

Pin It

Esse sempre foi um pressuposto do skate, assim como parte de sua essência, a união é aquela cola que faz todo o resto valer a pena.
Lembro de gente que falava que arrumar briga com skatista é igual briga com motoboy, porque se você batia em um, já saia gente do bueiro com o skate revidar.

Muito curioso é o fato de que muitas das vezes a união dentro do skate acontecia mesmo quando as pessoas nem se conheciam ou mal se conheciam, um lance de até dar peças ou chamar para almoçar em casa.

Outra coisa que é até cômico, é o relacionamento dentre skatistas que é muito parecido com o de irmãos, tipo, eu posso falar mal e xingar o fulano, mas ai de alguém de fora do skate falar mal de um skatista, tipo, “só eu posso falar mal de skatista, se você não é do skate cala a boca!”.

Mas de tempos em tempos sempre aparece algum motivo que acaba dando uma apagada nesta união, neste momento é a política, nuuuussa! Nunca vi tamanho número de cancelamentos de amizades em redes sociais e até mesmo ofensas pesadas nas mesmas.

Estamos falando de lance de questionar o caráter do amiguinho só porque ele vai votar em político X ou Y, coisa de xingar de ofender mesmo o cara que votou no político contrário.

Eu mesmo fui chamado de cúmplice de bandido, ladrão, idiota, nóia, hipócrita e até mesmo minha mãe se deu mal no meio dos xingamentos, e muitos deles de amigos de longa data ein... hahahahahahaha

Mas sabe o que é mais interessante? Isso só rola nas redes sociais, quando se encontram todos metem um louco. Isso é saudável? Na minha opinião sim, pois no rolê não estamos para ver quem é o mais pi#@, mas sim para curtir, e estamos demonstrando respeito pela opinião alheia, mesmo não concordando.

Respeitar a opinião alheia é o mínimo para a união, e os skatistas costumam demonstrar isso muito bem quando estão ao vivo, frente a frente.

Me lembro de uma vez, acho que eu tinha discutido fervorosamente com o Alexandre Calmon na internet sobre política, aquela coisa feia mesmo, mas quando nos encontramos rimos para um caral#@ da situação, pois ali estávamos para o skate, e não para tentar ter razão em algo.

Mas claro, isso tudo não é uma verdade absoluta, é óbvio que tem casos e casos, eu tenho que escrever isso, porque depois aparece um “Ain, mas eu discuti com o Claudinho e nunca mais nos falamos”, sim, porque podia até haver uma amizade entre você e o Claudinho, mas não existia respeito o bastante para manter a união.

Resumindo, vamos nos respeitar, pois o que mantém o skate unido é o respeito e o fo#@-se, quer ficar discutindo, então fique, mas não enche o saco no rolê!


Marcelo Sanzoni

Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!.