Imagina a pessoa que você gosta.
Mas ela não sabe disso ainda.
Aliás, ela nem te conhece!
Você chegaria nessa pessoa e assim, do nada, perguntaria: “Oi, me dá um beijo? Quer namorar comigo?”
Claro que não, né?
Agora se imagine sendo dono de uma marca, ou loja de skate e receber em sua caixa de entrada uma mensagem do tipo: “Salve! Será que não rola um shape de apoio?”. Ou “Me lança umas camisetas e um boné, que eu faço a ‘divulga’ pra tua marca!”.
Certamente isso deve acontecer diariamente (ou quase) para muitas marcas/lojas/mídias de skate.
Com certeza a primeira coisa que o/a responsável pela marca vai fazer é ver se essa pessoa que mandou a mensagem segue eles no Instagram, ou no Facebook. Possivelmente também dê uma conferida se ela costuma interagir nos posts, se compartilha alguma coisa da marca.
E podem acreditar, na maioria das vezes quem chega pedindo apoio dessa maneira não faz nenhum deles!
Meu ponto aqui é: galera, se vocês se identificam com a marca X, ou a skateshop Y e acham que eles realmente podem ajudar na sua evolução, antes de sair pedindo coisas, construam um relacionamento. Comecem seguindo nas redes sociais. Isso deveria ser o básico – nem precisava ser dito, mas por incrível que pareça, muita gente não faz. Depois vem a parte de interagir, afinal de contas vocês precisam ser notados: comentem os posts, compartilhem, marquem.
Se existir uma loja física, e for na sua cidade ou perto, apareçam lá, conheçam as pessoas que trabalham no lugar.
Apoie quem você quer que te apoie!
Outra coisa muito importante é saber que a marca certamente vai ponderar algumas coisas como: Será que essa pessoa fecha com a nossa filosofia? Será que vamos querer alguém com esse tipo de lifestyle (sua vida além do skate) associado ao nosso nome? E outras coisas mais…
Saibam que entrando na equipe vocês serão parte da marca, uma espécie de embaixadores. Então antes de mais nada, aprendam um pouco sobre ela, quem eles apoiam… depois vejam se realmente querem representar tal marca, se existe uma afinidade entre vocês. Ao final, reflitam se suas redes sociais mostram o que vocês têm a oferecer para essa marca em troca deste apoio ou mesmo patrocínio. Sim, porque hoje em dia esse é o seu cartão de visitas, seu portfolio: fotos e vídeos de skate, sua vida pessoal, seu estilo, etc. Fiquem certos que isso tudo será avaliado!
Então, se você pretende buscar apoios, patrocínio, e eventualmente mirar a profissionalização, cuide de suas redes sociais! Não dá para apresentar um instagram com 5 fotos, sendo que 3 destas são selfies, uma é andando de skate e a outra é do seu pet.
Um portfólio bem organizado é uma ótima primeira impressão.
Uma dica que eu ouvi uma vez era de criar um perfil específico para skate, separado do pessoal.
Pode ser que não exista uma segunda chance, então não queimem o filme chegando como se estivessem pedindo para o parceiro de rolê para apoiar um gole daquele energético. Cheguem preparados, com tudo certinho, e assim suas chances de conseguir pelo menos abrir um diálogo com a marca serão bem maiores.
Há de se levar em conta também, que nem toda marca ou skateshop é tocada por milionários! Muitas vezes vocês receberão uma negativa, e não será pelo seu rolê ou por outra coisa relacionada a vocês. Pode ser que naquele momento aquela marca ou loja não estejam em condições de apoiar mais alguém.
Ah, existe o outro lado também, o das marcas/skateshops/mídias estarem abertos a ter uma equipe. Pois isso também faz parte do processo de devolver para a comunidade skatista um pouco do apoio que recebem. Mas isso é assunto para um outro texto!
O principal a ser lembrado aqui é: se preparem, se organizem e nunca desistam. Transformem seus sonhos em objetivos e corram atrás!
Max Rivera Skatista oldschool, anda de skate por puro amor ao carrinho. Criador da Lisco Skateboarding Co. e entusiasta do skate feminino. Vive o skate no seu dia a dia, entusiasta do skate for fun, antes de mais nada. Porque a base de tudo ainda é aquela session com a galera, a resenha, as risadas e a diversão. A evolução e as tricks são consequência. . |